Atletas venceram a edição anual da prova
Os atletas Isaac Nader e Salomé Afonso mostraram-se no sábado satisfeitos por concluir o ano com novo triunfo na São Silvestre de Lisboa, mas lamentando não ter sido possível correr mais rápido, devido à chuva.
"O piso estava muito molhado e escorregadio em certas partes. Por sorte, não tive nenhuma lesão ou queda. Corremos o mais rápido possível dentro das condições. Estou contente por ganhar, é para isso que nós corremos. Havia um outro objetivo colocado na corrida, não foi possível", frisou Isaac Nader, em declarações à Lusa.
O campeão do mundo nos 1.500 metros, que venceu em 2023 e 2024, completou os 10 quilómetros em 28.34 minutos, secundado por Duarte Gomes, do Sporting (28.44), e ainda João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas (29.24).
"Ganhar é a única coisa que importa no desporto. É o culminar de uma temporada bastante boa", apontou o atleta do Benfica, atual bicampeão nacional de estrada.
Já Salomé Afonso, que se sagrou bicampeã da prova, após a conquista do último ano, gastou 32.55 minutos a completar o percurso, sendo acompanhada no pódio por Solange Jesus, do Sporting de Braga (33.37), e a sueca Nova Ojutkanas (34.41).
"O mais importante é ganhar. Neste caso, foi uma semi-vitória, porque perdemos a 'guerra dos sexos', mas faz parte. De facto, o objetivo era correr bem mais rápido, mas as condições climatéricas não acompanharam nada. Consequentemente, as condições físicas não foram as melhores. Saio com vitória na categoria feminina, o que é sempre positivo", disse à Lusa a atleta, que também representa o Benfica.
Vice-campeã europeia nos 1.500 metros em pista curta, Salomé Afonso considera que 2025 foi "um ano muito positivo" e apontou já 'baterias' para a próxima época.
"Houve muitos sonhos concretizados e outros por realizar, com coisas positivas e outras que não foram concretizadas a 100%. Contudo, este foi sem dúvida um ano muito positivo, uma grande catapulta para os próximos anos. Espero uma Salomé muito competitiva na elite europeia e mundial, e que possa conquistar muito para si própria e também para o país", sublinhou a atleta de 28 anos, natural de Lisboa.
Isaac Nader e Salomé Afonso efetuaram recentemente uma mudança técnica e o casal espera que essa alteração possa permitir atingir ainda melhores resultados.
"Acho que faltavam certas coisas na evolução da carreira desportiva. Faz parte do alto rendimento sair da zona de conforto e temos de fazer o que achamos melhor para continuar a ter resultados de grande nível", explicou Isaac Nader, e Salomé Afonso acrescentou: "Poderá exigir um pouco de paciência e adaptação, mas até agora está a correr tudo bem. Se continuar, podemos ter resultados mais rápido do que pensávamos. Estou confiante que vai melhorar ainda mais o nosso nível".
A 18.ª edição da São Silvestre de Lisboa contou com um recorde de inscrições, ao alcançar as 15.000 pessoas, com um máximo de 39% de participantes mulheres.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.