Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Katso disse a Luisão que se sentiu humilhado

Katsouranis pode pagar 29 mil euros de multa, correspondente a um terço do seu salário. Essa é a pena máxima que permite a legislação e as contas são fáceis de fazer.
9 de Janeiro de 2008 às 00:00
Após a renovação de contrato entre jogador e SAD na época passada, o Benfica passou a declarar à Segurança Social uma verba mensal de 88 mil euros, em despesas de remunerações mensais ao internacional grego.
Tudo irá depender, no entanto, da interpretação que Luís Filipe Vieira vier a fazer, mais a frio, sobre os acontecimentos do Bonfim. No final do jogo e no dia seguinte, o presidente reagiu a quente, pôs em sentido os prevaricadores e prometeu mão pesada. Mas há indícios de que Luís Filipe Vieira terá sido sensível aos argumentos dos dois jogadores e, prova disso, foi que Luisão acabou por ser reintegrado, beneficiando do facto de ter agido como ‘capitão’ e ter convencido o presidente das palavras que ouviu do colega de equipa e que o fizeram partir para o confronto.
Por sua vez, segundo apurou o CM junto de fonte próxima dos dois jogadores, Katsouranis retractou-se perante o central brasileiro e justificou a sua reacção pela forma desabrida como Luisão lhe chamou a atenção, publicamente. “Não é verdade que houvesse má relação entre os dois. Mas há pessoas que não gostam que se fale com elas de certa maneira. O ‘Katso’ sentiu-se humilhado pela forma como Luisão o repreendeu e reagiu a quente”, contou.
Feitas as pazes entre os jogadores, espera-se agora que ‘Katso’ responda à nota de culpa e Vieira decida sobre o valor da multa a pagar, à qual também não escapará Luisão. Na Grécia, o assunto continua a ser seguido atentamente e já circulam rumores de que Katsouranis deixou de se sentir cómodo na Luz desde que Fernando Santos deixou o comando da equipa. Mas, pouco ou nada se tem dito sobre eventuais destinos para o grego, caso venha a deixar o Benfica.
GESTO VALE SUMARÍSSIMO
A juntar-se à suspensão aplicada pelo clube, também a Comissão Disciplinar da Liga de clubes decidiu instaurar o médio grego com um processo sumaríssimo, por ter feito um gesto obsceno. Por este facto, Katsouranis irá ficar de fora um jogo e pagar uma multa de 500 euros. O grego tem 48 horas para contestar a decisão, que poderá ser feita pelo departamento jurídico do clube, caso contrário a pena torna-se definitiva.
Para a CD, as imagens foram concludentes para a tomada desta decisão. No meio do turbilhão, Katsouranis optou pelo silêncio, e tanto em Portugal, como na Grécia não fez comentários sobre o que se passou.
No entanto, Geraldo, o defesa português do AEK, clube onde Katsouranis goza de grande reputação, confirma que em conversas com os antigos colegas de equipa, Katsouranis atribuiu o seu comportamento ao calor do jogo, negando haver outros motivos por trás da sua atitude.
LUISÃO: "NÃO HÁ DIFERENÇA DE TRATAMENTO"
Luisão treinou ontem no plantel do Benfica e no final deixou a garantia de que “está tudo resolvido” com Katsouranis, com quem se desentendeu no último sábado, durante o embate frente ao Vitória de Setúbal.
“Conversámos e já sei o que ele não gostou. Está tudo bem entre nós como sempre esteve”, frisou o central brasileiro, reforçando que não está a merecer tratamento diferente.
“Penso que a questão não está a ser ser tratada de maneira diferente. Estamos a responder pelo mesmo processo disciplinar que está a decorrer. Apenas respeitei uma das decisões da SAD, que me autorizou a treinar”, prosseguiu Luisão.
O internacional brasileiro, de 26 anos, justificou a escaramuça com a “vontade de ganhar” e assegurou que “ninguém se dá mal” no balneário do Benfica.
“Já conheci grupos em que os jogadores não se dão e jogam juntos. Aqui não. Estamos todos juntos e queremos vencer”, disse Luisão tentando apaziguar o momento conturbado vivido pela equipa, após o Bonfim.
"PEDIMOS DESCULPAS PELA CENA EM SETÚBAL", Nuno Gomes, capitão encarnado, garante que tudo está sanado
– Que impacto teve este desentendimento no grupo?
Nuno Gomes – A questão ficou resolvida dentro do grupo. Entre os jogadores, ficou tudo resolvido. É uma situação de lamentar, aproveito para, em nome do grupo, do Luisão e Katsouranis, pedir desculpas pela cena em Setúbal. Foi no calor do jogo e tentaremos que não volte a acontecer.
– Qual foi a reacção do presidente Luís Filipe Vieira?
– Falou connosco. Tem apoiado todos os jogadores e estado perto da equipa, sobretudo nos maus momentos.
– Concorda com o facto de Luisão ter regressado aos treinos e Katsouranis não?
– Como capitão e representante dos jogadores não posso responder, porque é uma questão que envolve a SAD. Como colega gostaria que fosse resolvida o mais rápido possível.
– Via-se numa situação destas?
– Sinceramente não sei, é muito fácil falar quando se está fora. Dentro de campo, com os nervos, acabamos por fazer coisas de que nos arrependemos cinco segundos depois. O importante é referir que o problema nasceu e morreu em Setúbal.
– Qual o espírito da equipa?
– Já estamos a pensar no jogo com o Leixões [sábado], um desafio importante para nós. Queremos ganhar para começar bem a segunda volta e poder pensar ainda no título, apesar de estar mais longe .
APONTAMENTOS
RODRIGUEZ LIMITADO
Christian Rodriguez fez treino condicionado, limitando-se a dar voltas ao relvado e a fazer tratamentos, mas é dado como recuperável para o jogo de sábado. Se continuar a evoluir favoravelmente, será titular.
Totalmente recuperados estão David Luiz e Nuno Gomes, que trabalharam sem limitações, ontem, no Seixal.
DIEGO NO... BENFICA
O Palmeiras anunciou a contratação de Diego Souza, que até já teceu elogios ao clube paulista, mas da Luz garante-se que o jogador recebeu ordens para se apresentar hoje em Lisboa. Tendo em conta a ausência de Binya e os problemas com Katsouranis, Diego pode ter uma terceira oportunidade para se afirmar no Benfica.
MELHOR EQUIPA LUSA
A Federação de História e Estatística (IFFHS) coloca o Benfica na 27.ª posição, na lista das melhores equipas do Mundo. O FC Porto também subiu, mas foi ultrapassado pelo Sporting, que ocupa agora a 66.ª posição. Os dragões surgem no 71.º lugar. A lista é liderada por Sevilha, Manchester United, Milan, Chelsea e Santos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)