page view

Koeman é fanático pelo sol do Algarve

O novo treinador do Benfica, o holandês Ronald Koeman é, desde 1988, um assíduo frequentador do Algarve, precisamente no ano em que ao serviço do PSV venceu os ‘encarnados’ na final da Taça do Campeões Europeus, em Estugarda. Fã incondicional do sol algarvio, está por isso a construir desde há alguns meses uma casa em Vale do Lobo, numa obra que vai custar cerca de dois milhões de euros.

09 de junho de 2005 às 00:00

O holandês até parecia adivinhar o ingresso na Luz.

Tudo começou com uma amizade com o compatriota Van Gelder, presidente do Conselho de Administração do empreendimento de Vale do Lobo. Desde essa altura, Koeman traz a mulher e três filhos até àquele empreendimento turístico de luxo no centro do Algarve. Jogar golfe com Luís Matos, quadro superior do empreendimento, e praticar outros desportos são as actividades preferidas deste ex-internacional holandês quando está de férias no Algarve.

Mesmo depois, quando em 1989 ingressou no Barcelona, onde conquistou vários títulos e se tornou mundialmente conhecido pelo seu terrível pontapé, continuou a ir ao Algarve, situação que se verificou ainda no Verão de 2004.

Em meados de 2004, como que numa premonição do contrato com o clube da Luz, comprou um terreno com cerca de 1000 metros quadrados em Vale do Lobo onde está a construir, desde há cerca de três meses, uma vivenda de dois pisos, com vista para os ‘greens’ e para o mar. Actualmente, o empreendimento está ainda na fase das fundações e a obra, avaliada em dois milhões de euros, só deverá estar pronta em meados de 2006.

A contratação de Koeman deixou Van Gelder satisfeito: “Trata-se de um amigo que passa cá férias há quase 20 anos e que aprendeu a jogar golfe connosco”, afirma o empresário, que sabe que agora vai ter mais visitas: “Como está a construir uma vivenda e agora a trabalhar em Portugal, vamos tê-lo aqui mais vezes, até porque os filhos fizeram cá muitas amizades.”

'ESTA EQUIPA TEM TUDO PARA SER CAMPEÃ'

Ronald Koeman foi ontem oficialmente apresentado na Luz como o novo treinador do Benfica para os próximos dois anos. Parco em palavras – “Não se vence com palavras” –, o holandês não prometeu títulos, mas afirmou que a equipa tem condições para ter êxito. “Estou contentíssimo por estar aqui. Sei que Trapattoni fez uma boa época e foi campeão. Não será fácil, mas temos talento e qualidade para repetir o êxito. No futebol não se pode fazer promessas, mas a equipa tem tudo para ser campeã”, disse.

E porque vem da escola holandesa, Koeman quer que a equipa “jogue bem, agrade aos adeptos e ganhe” adiantando que a Luz – “Um estádio impressionante e magnífico” –, é o local ideal para isso.

Questionado sobre a Liga dos Campeões e a eventual necessidade de contenção financeira para as contratações, Koeman remeteu a questão para Luís Filipe Vieira, afirmando não ser ele “o homem do dinheiro”. Koeman, de 42 anos, não foi muito revelador no primeiro encontro com a Imprensa portuguesa, recusando-se a entrar em detalhes sobre a formação da equipa técnica, contratações e dispensas para a próxima época. “Temos tempo suficiente para o fazer nos próximos dias. Tenho que analisar melhor o plantel”, explicou o primeiro holandês a orientar o Benfica, que se manifestou “contentíssimo” com a possibilidade de treinar “um grande clube como o Benfica”.

Nome: Ronald Koeman

Idade: 42 anos (21/03/63)

Naturalidade: Zaandam (Holanda)

Carreira como jogador: Groningen (79/83), Ajax (83/86), PSV Eindhoven (86/89), Barcelona (89/95) e Feyenoord (95/97).

Títulos: 1 Campeonato da Europa pela Holanda (88), 2 Taças dos Campeões (88 e 92), 1 Supertaça Europeia (92), 4 Campeonatos da Holanda (85, 87, 88 e 89), 3 Taças da Holanda (86, 88 e 89), 4 Campeonatos de Espanha (91, 92, 93 e 94), 1 Taça de Espanha (90) e 3 Supertaça Europeia (91, 92 e 94).

Como treinador: Selecção da Holanda (97/98, como adjunto), Barcelona (98/00, como adjunto), Vitesse (99/02) e Ajax (2001/05).

Títulos: Campeonato da Holanda (2002 e 2004), Taça da Holanda (2002), Supertaça da Holanda (2003).

Koeman vai reencontrar no Benfica dois jogadores com quem já trabalhou. O holandês era adjunto de Van Gaal no Barcelona quando Simão ingressou no clube e Mantorras esteve a treinar à experiência no ‘Barça’ antes de se mudar para o Alverca.

FIGO ELOGIA

Luís Figo trabalhou com Koeman quando este era adjunto de Louis Van Gaal no Barcelona e elogia as qualidades do técnico. “Vai ser uma surpresa agradável e vai ter sucesso.

É um treinador da escola holandesa e um ganhador.”

REFORÇOS

Com o novo técnico escolhido, Luís Filipe Vieira prometeu uma equipa de sucesso. “Vamos contratar quatro ou cinco reforços de grande qualidade.

O Benfica será competitivo e campeão.”

OPINIÃO BENFIQUISTA

TONI, EX-TREINADOR

“Quem traçou o perfil do treinador e que tem poder para tomar decisões é que escolheu. Tiveram tempo para preparar esta escolha. Creio que a experiência do Koeman na Liga dos Campeões e o facto de saber o que é ganhar aquele troféu contribuíram para

a escolha da direcção do Benfica e da administração da SAD. Foi uma escolha acertada.”

JOSÉ AUGUSTO, EX-JOGADOR

“Creio que foi uma escolha acertadíssima. Aliás, as escolhas são sempre acertadas até prova em contrário. Trata-se de um técnico com provas dadas que, além de ter sido um jogador muito completo e de alto nível, como técnico já tem campeonatos conquistados na Holanda. A isto junta uma boa experiência na Liga dos Campeões.”

JOSÉ LUIS BORGA, PADRE

“Nestas questões, vou ser como o meu presidente Luís Filipe Vieira e resguardar a minha análise para mais tarde [risos]. Agora, falando a sério. Espero que seja um treinador com métodos adequados e que não peça muito dinheiro porque o Benfica não tem muito para dar. Liga dos Campeões? Quem treina o Benfica arrisca-se a ganhar tudo.”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8