O novo treinador do Benfica, o holandês Ronald Koeman é, desde 1988, um assíduo frequentador do Algarve, precisamente no ano em que ao serviço do PSV venceu os ‘encarnados’ na final da Taça do Campeões Europeus, em Estugarda. Fã incondicional do sol algarvio, está por isso a construir desde há alguns meses uma casa em Vale do Lobo, numa obra que vai custar cerca de dois milhões de euros.
O holandês até parecia adivinhar o ingresso na Luz.
Tudo começou com uma amizade com o compatriota Van Gelder, presidente do Conselho de Administração do empreendimento de Vale do Lobo. Desde essa altura, Koeman traz a mulher e três filhos até àquele empreendimento turístico de luxo no centro do Algarve. Jogar golfe com Luís Matos, quadro superior do empreendimento, e praticar outros desportos são as actividades preferidas deste ex-internacional holandês quando está de férias no Algarve.
Mesmo depois, quando em 1989 ingressou no Barcelona, onde conquistou vários títulos e se tornou mundialmente conhecido pelo seu terrível pontapé, continuou a ir ao Algarve, situação que se verificou ainda no Verão de 2004.
Em meados de 2004, como que numa premonição do contrato com o clube da Luz, comprou um terreno com cerca de 1000 metros quadrados em Vale do Lobo onde está a construir, desde há cerca de três meses, uma vivenda de dois pisos, com vista para os ‘greens’ e para o mar. Actualmente, o empreendimento está ainda na fase das fundações e a obra, avaliada em dois milhões de euros, só deverá estar pronta em meados de 2006.
A contratação de Koeman deixou Van Gelder satisfeito: “Trata-se de um amigo que passa cá férias há quase 20 anos e que aprendeu a jogar golfe connosco”, afirma o empresário, que sabe que agora vai ter mais visitas: “Como está a construir uma vivenda e agora a trabalhar em Portugal, vamos tê-lo aqui mais vezes, até porque os filhos fizeram cá muitas amizades.”
'ESTA EQUIPA TEM TUDO PARA SER CAMPEÃ'
Ronald Koeman foi ontem oficialmente apresentado na Luz como o novo treinador do Benfica para os próximos dois anos. Parco em palavras – “Não se vence com palavras” –, o holandês não prometeu títulos, mas afirmou que a equipa tem condições para ter êxito. “Estou contentíssimo por estar aqui. Sei que Trapattoni fez uma boa época e foi campeão. Não será fácil, mas temos talento e qualidade para repetir o êxito. No futebol não se pode fazer promessas, mas a equipa tem tudo para ser campeã”, disse.
E porque vem da escola holandesa, Koeman quer que a equipa “jogue bem, agrade aos adeptos e ganhe” adiantando que a Luz – “Um estádio impressionante e magnífico” –, é o local ideal para isso.
Questionado sobre a Liga dos Campeões e a eventual necessidade de contenção financeira para as contratações, Koeman remeteu a questão para Luís Filipe Vieira, afirmando não ser ele “o homem do dinheiro”. Koeman, de 42 anos, não foi muito revelador no primeiro encontro com a Imprensa portuguesa, recusando-se a entrar em detalhes sobre a formação da equipa técnica, contratações e dispensas para a próxima época. “Temos tempo suficiente para o fazer nos próximos dias. Tenho que analisar melhor o plantel”, explicou o primeiro holandês a orientar o Benfica, que se manifestou “contentíssimo” com a possibilidade de treinar “um grande clube como o Benfica”.
Nome: Ronald Koeman
Idade: 42 anos (21/03/63)
Naturalidade: Zaandam (Holanda)
Carreira como jogador: Groningen (79/83), Ajax (83/86), PSV Eindhoven (86/89), Barcelona (89/95) e Feyenoord (95/97).
Títulos: 1 Campeonato da Europa pela Holanda (88), 2 Taças dos Campeões (88 e 92), 1 Supertaça Europeia (92), 4 Campeonatos da Holanda (85, 87, 88 e 89), 3 Taças da Holanda (86, 88 e 89), 4 Campeonatos de Espanha (91, 92, 93 e 94), 1 Taça de Espanha (90) e 3 Supertaça Europeia (91, 92 e 94).
Como treinador: Selecção da Holanda (97/98, como adjunto), Barcelona (98/00, como adjunto), Vitesse (99/02) e Ajax (2001/05).
Títulos: Campeonato da Holanda (2002 e 2004), Taça da Holanda (2002), Supertaça da Holanda (2003).
Koeman vai reencontrar no Benfica dois jogadores com quem já trabalhou. O holandês era adjunto de Van Gaal no Barcelona quando Simão ingressou no clube e Mantorras esteve a treinar à experiência no ‘Barça’ antes de se mudar para o Alverca.
FIGO ELOGIA
Luís Figo trabalhou com Koeman quando este era adjunto de Louis Van Gaal no Barcelona e elogia as qualidades do técnico. “Vai ser uma surpresa agradável e vai ter sucesso.
É um treinador da escola holandesa e um ganhador.”
REFORÇOS
Com o novo técnico escolhido, Luís Filipe Vieira prometeu uma equipa de sucesso. “Vamos contratar quatro ou cinco reforços de grande qualidade.
O Benfica será competitivo e campeão.”
OPINIÃO BENFIQUISTA
TONI, EX-TREINADOR
“Quem traçou o perfil do treinador e que tem poder para tomar decisões é que escolheu. Tiveram tempo para preparar esta escolha. Creio que a experiência do Koeman na Liga dos Campeões e o facto de saber o que é ganhar aquele troféu contribuíram para
a escolha da direcção do Benfica e da administração da SAD. Foi uma escolha acertada.”
JOSÉ AUGUSTO, EX-JOGADOR
“Creio que foi uma escolha acertadíssima. Aliás, as escolhas são sempre acertadas até prova em contrário. Trata-se de um técnico com provas dadas que, além de ter sido um jogador muito completo e de alto nível, como técnico já tem campeonatos conquistados na Holanda. A isto junta uma boa experiência na Liga dos Campeões.”
JOSÉ LUIS BORGA, PADRE
“Nestas questões, vou ser como o meu presidente Luís Filipe Vieira e resguardar a minha análise para mais tarde [risos]. Agora, falando a sério. Espero que seja um treinador com métodos adequados e que não peça muito dinheiro porque o Benfica não tem muito para dar. Liga dos Campeões? Quem treina o Benfica arrisca-se a ganhar tudo.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.