Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Luís Duque e Carlos Freitas afastados do Sporting

O administrador da sociedade anónima desportiva do Sporting, Luís Duque, e o director desportivo do clube, Carlos Freitas, vão abandonar os seus cargos, avançou a SIC Notícia há poucos minutos.
22 de Outubro de 2012 às 21:25
Carlos Freitas e Luís Duque eram até agora os homens-fortes do futebol leonino
Carlos Freitas e Luís Duque eram até agora os homens-fortes do futebol leonino FOTO: Luís Miguel Neves

A decisão deverá ser comunicada ainda nesta noite de segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta mexida deverá resultar na concentração da gestão do futebol do Sporting nas mãos do presidente do clube, Godinho Lopes.

Luís Duque e Carlos Freitas foram trunfos eleitorais de Godinho Lopes nas eleições realizadas no início de 2011, formando um triângulo com o treinador Domingos Paciência, que trabalhara com Freitas enquanto treinador do Sporting de Braga.

Os maus resultados desportivos dos leões abalaram esta equipa - responsável por uma reviravolta no plantel do Sporting, até então mais centrado na formação de jogadores do que nas contratações milionárias de Elias, Wolfswinkel, Diego Capel ou Jeffrén.

Domingos Paciência saiu a meio da temporada de 2011/2012, levando Freitas e Duque a apostarem na promoção do ex-jogador Ricardo Sá Pinto, que começara a carreira de treinador nos juniores dos verdes e brancos, mas não chegara a ser campeão, como sucedera antes a Paulo Bento.

Sá Pinto conseguiu recuperar algum terreno para os rivais, chegando às meias-finais da Liga Europa, após afastar o Manchester City, mas foi eliminado pelo Athletic Bilbau, não chegou ao terceiro lugar que dava acesso às pré-eliminatórias da Champions e perdeu a final da Taça de Portugal para a Académica.

Um início de temporada de 2012/2013 desastroso, com duas vitórias em 11, culminou na saída de Sá Pinto, substituído por Oceano, que também já perdeu com o FC Porto e com o Moreirense, pelo que o Sporting já está fora da Taça de Portugal.

Sporting Carlos Freitas Luís Duque Crise Leonina CMVM SAD
Ver comentários