Atleta português encerrou assim mais de duas décadas de competição ao mais alto nível, duas semanas depois de se ter sagrado campeão nacional de triplo salto pela 13.ª vez.
1 / 5
O campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008, Nélson Évora terminou, esta quinta-feira, a carreira, aos 42 anos, no Estádio Universitário de Lisboa, num momento simbólico.
Com um "último salto" de 16,72 metros, o atleta português encerrou assim mais de duas décadas de competição ao mais alto nível, duas semanas depois de se ter sagrado campeão nacional de triplo salto pela 13.ª vez.
Évora alcançou 16,03 metros, a segunda melhor marca nacional do ano, apenas atrás dos 17,71 metros de Pedro Pichardo.
"Foi um projeto que não foi planeado para ser assim, correu muito bem. Sinceramente esperava saltar mais, para surpresa de muitas pessoas, mas tive muito poucas provas para ganhar ritmo competitivo. Foi um desafio muito bom, soube a pouco, mas com a idade que eu tenho tinha que chegar este momento", disse aos jornalistas.
O atleta lembrou que o fim estava decidido e que o regresso à competição não nasceu de uma ambição de voltar a ser campeão, mas de reencontrar a alegria de saltar, interrompendo uma paragem de três anos.
"Os nacionais foram uma prova oficial. Aqui foi um evento simbólico do 'último salto'. As pessoas tiveram a oportunidade de me voltar a ver saltar, (...) anunciaram a minha volta e fiquei super-feliz. Não esperava que ficassem tão felizes à minha volta à alta competição. Foi um projeto. Não foi uma coisa planeada para ser assim -- treinar para ser campeão nacional. Eu tinha ambição de voltar a ter alegria e saltar", recordou.
O esforço físico exigido aos 42 anos pesou na decisão.
"É difícil trabalhar o corpo para responder da melhor forma e fazer um bom triplo salto. Mas estou feliz e sinto-me completo", salientou.
Sem hesitações, Nélson Évora destacou a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim2008 como o ponto mais alto da carreira.
"Sem dúvida, o momento mais alto da minha carreira é o título olímpico. É o máximo que um atleta pode atingir. Sonhei com isso quando era mais jovem, nunca imaginei entrar para a história do desporto nacional", realçou, lembrando os títulos mundiais, europeus e medalhas em pista coberta.
O ex-atleta recordou ainda a fase mais dura da carreira, que coincidiu com a lesão na perna e morte do pai em 2011.
"O momento mais baixo foi quando me lesiono na perna e poucos meses depois perco o meu pai. Era quem me apoiava incondicionalmente. Senti vontade de desistir. Achei que era o fim da minha carreira. Tive de ter muita força, muita resiliência para lutar contra as adversidades e dar a volta por cima", afirmou.
Sobre o futuro depois do atletismo, o ex-atleta admitiu que ainda não tem uma decisão tomada.
"Agora é tempo de fechar ciclos e começar outros projetos. Tem que se ponderar bem. É um momento de mudança. (...) Poderá ser treinador, dirigente, tanta coisa. (...) Tenho muitas coisas em cima da mesa, mas prefiro decidir com calma", referiu.
A entrada no mercado de trabalho aos 42 anos é um desafio que quer encarar com a mesma dedicação que levou ao desporto.
Questionado se carreira valeu a pena, a resposta foi imediata.
"Valeu a pena a cada segundo. Estou orgulhoso de mim e de todo o percurso. Umas com mais sorte, outras com menos, mas faz parte. Aprendi muito, muitíssimo", acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.