O 2-0 pode levar o leitor a pensar que o campeão derrotou sem dificuldades uma das duas equipas europeias que ainda não tinham perdido esta temporada. E tem toda a razão.
O FC Porto começou por fazer um golo logo aos cinco minutos. Tudo simples, entrada pelo meio, tabela entre Lucho e Lisandro, nenhuma hipótese para Eduardo. O Vitória, habitualmente seguro atrás, cedia.
O tempo explicaria que esse era apenas um dos problemas. Com um meio-campo de combate, o Vitória costuma viver da espontaneidade dos extremos e da boa gestão de Pitbull. Mas desta vez o brasileiro levou um cartão amarelo (e bem) aos dois minutos e raramente se viu. Os sadinos caminhavam para a pior exibição da época. E lá chegariam, para desespero de Carlos Carvalhal.
DOIS EM UM
O campeão entrava naquele registo seguro que às vezes adormece até a própria equipa e enerva os adeptos. À passagem da meia hora, com tudo controlado, o dragão recebia dois ou três assobios. Os adeptos do FC Porto são exigentes, mas desta vez exageravam. O Vitória de Setúbal estava fora do jogo e precisamente à passagem da meia hora surgiam as primeiras oportunidades para o 2-0. E notava-se que havia Quaresma.
O segundo tempo confirmaria esta ideia. Mas antes Carvalhal agitou um pouco, com Edinho, um avançado que teve pelo menos o mérito de incomodar Pedro Emanuel, regressado sem grande ritmo. Mas o Vitória continuava a não ter bola. O FC Porto dominava sem dor um adversário aborrecido e desperdiçava oportunidades. O jogo só não perdia interesse porque Quaresma estava numa noite de espantosa boa disposição. Somou lances notáveis, terminou com um golo notável e um sorriso.
Jesualdo regressou às vitórias e garantiu o essencial, mais um bónus. Ou seja, a garantia de que sairá líder da Luz e a alegria de ver Quaresma ao melhor nível.
JESUALDO: "FIZEMOS JOGO INTELIGENTE"
“Obrigámo-nos a ser competentes e fizemos um jogo inteligente. O FC Porto teve muitas ocasiões de golo. A ideia era ganhar de forma clara, para repor os níveis de confiança.” Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, exultou com o regresso dos dragões às vitórias – após dois empates – na Liga, mas não deixou de salientar a réplica do V. Setúbal: “Eles são uma equipa de transições rápidas, mas anulámos os seus pontos fortes.” “Foi um resultado magro. No entanto, continuamos em primeiro lugar e desde que estejamos à frente é mais confortável”, acrescentou.
Já Carlos Carvalhal admitiu que os sadinos não estiveram ao nível que lhes permitiu chegar até ontem sem derrotas. “O FC Porto respeitou-nos muito. Fez um jogo inteligente e tivemos poucas oportunidades. Foi a primeira derrota, mas hoje [ontem] não estivemos ao nosso nível”, disse o técnico do V. Setúbal.
POSITIVO: AS NOTAS DE QUARESMA
No final do jogo da Selecção o extremo portista teve um desabafo curioso. Queixou-se ele que o criticam de mais e os outros, fazendo menos, recebem boas notas. É capaz de ter razão. Mas este domingo Quaresma jogou de facto muito bem e a nota alta que recebe é de todo merecida.
NEGATIVO: TAMBÉM FALTOU MATHEUS
O V. Setúbal teve um problema que normalmente é inultrapassável: não funcionou como equipa. Como se não bastasse, também os seus melhores jogadores se ausentaram durante largos minutos. A falta do extremo Matheus foi a mais notada.
ARBITRAGEM: SÓ UM ERRO
Carlos Xistra dirigiu bem o jogo, embora com um critério demasiado apertado quanto à utilização do cartão amarelo. O árbitro terá errado apenas uma vez, quando aos 71’ não marcou um penálti favorável ao FC Porto.
Local: Estádio do Dragão, no Porto
(37 309 espectadores)
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
FC PORTO: Helton, Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Cech, Paulo Assunção (Kazmierczak, 87m), Raúl Meireles ( Farías 87m), Lucho Gonzàlez, Quaresma, Tarik (Mariano González, 63 m), Lisandro. Treinador: Jesualdo FeRreira
V. SETÚBAL: Eduardo, Janício, Robson, Auri, Adalto, Elias (Filipe Gonçalves, 80m ), Sandro, Paulinho (Edinho, 46 m), Ricardo Chaves, Pitbull, Matheus (Bruno Gama, 63m), Treinador: Carlos Carvalhal
Marcador: 1-0 Lisandro (5 m), 2-0 Quaresma (86 m)
Acção disciplinar: Cartões amarelos – Amarelos: Pitbull (2 m), Paulo Assunção (36 m), Janício (57 m), Adalto (70 m) e Pedro Emanuel (79 m)
Melhor jogador: Quaresma
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.