Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Pinto da Costa exigiu silêncio por Eusébio

Responsáveis das claques proibiram cânticos insultuosos e lembraram "pedido do presidente".
17 de Janeiro de 2014 às 13:53
Pinto da Costa pediu às claques do FC Porto que respeitassem homenagem
Pinto da Costa pediu às claques do FC Porto que respeitassem homenagem FOTO: Luís Manuel Neves

Pinto da Costa pediu às claques do FC Porto, Super Dragões e Coletivo Ultras 95, o respeito total no minuto de silêncio em memória de Eusébio, homenagem que teve lugar no clássico do passado domingo, na Luz, que terminou com a vitória do Benfica por 2-0.

Isso mesmo percebe-se num vídeo colocado na internet, que retrata esse exato momento na bancada dos adeptos azuis-e brancos. Perante a atitude de alguns dos membros das claques - chegam a ouvir-se palavras menos próprias dirigidas ao Benfica e a Eusébio -, Fernando Madureira, dos Super Dragões, viu-se obrigado a puxar dos galões. "Como é? Vou ter de me chatear, não?", exclamou Madureira, conhecido por ‘Macaco', logo secundado por outra voz, também ao megafone: "Foi um pedido do presidente."

A ‘ordem' de Pinto da Costa acabou por prevalecer entre os cerca de 3500 apoiantes dos dragões. Os responsáveis pelos dois grupos organizados conseguiram segurar os ânimos mais exaltados, num comportamento elogiado até por Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, no final do encontro. "Agradeço aos adeptos, benfiquistas e portistas, a postura digna. Foi uma lição de civismo."

Ainda ontem, Pinto da Costa voltou a sublinhar a boa relação que tinha com o ‘Pantera Negra'. "Fiquei satisfeito pelo reconhecimento público ao longo de vários dias, mas fiquei chocado ao ver pessoas que sugaram Eusébio. O que mais me sensibilizou aconteceu no intervalo do Benfica-FC Porto: a filha do Eusébio e o seu marido vieram à sala onde estávamos enfiados agradecer-me o que fizemos por ele", contou o dirigente.

Entretanto, o FC Porto regressou ontem aos treinos no Olival. Alex Sandro esteve ausente - fez apenas trabalho de recuperação no ginásio.

Pinto da costa Eusébio silêncio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)