Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Polémica: Livros que fazem abanar o futebol

Desde há uns anos e com regular frequência, o espaço em que se move o futebol português ganha agitação com a publicação de livros polémicos sobre histórias proibidas – algumas nem tanto – sobre os meandros do pontapé na bola.
4 de Julho de 2009 às 00:00
Fernando Mendes é o único jogador da história do futebol português a actuar nos cinco clubes campeões: Sporting, Benfica, Boavista, Belenenses e FC Porto
Fernando Mendes é o único jogador da história do futebol português a actuar nos cinco clubes campeões: Sporting, Benfica, Boavista, Belenenses e FC Porto FOTO: Rui Minderico/Record

Nesta semana assistiu-se a mais um desses momentos com a publicação de ‘Jogo Sujo’, do ex-futebolista Fernando Mendes. O único jogador que passou por todos os clubes campeões em Portugal assume, de maneira frontal, ter tomado, quando jogava, substâncias ilícitas como meio de potenciar o rendimento. Faz denúncias, mas com reserva de nomes.

Fernando Mendes disse ao CM que o que o levou a avançar para o seu livro foi "a vontade de partilhar experiências de vida e fazer um alerta sobre uma realidade que poucas pessoas conhecem a fundo: o mundo do futebol. Muita gente só conhece a parte boa, mas há muitos podres", revela.

Passados alguns dias sobre o lançamento, Mendes diz não estar arrependido. "Só estranho que muita gente que sabia e sabe de tudo o que falo no livro, pessoas com quem falava destes assuntos, colegas, e até jornalistas, agora me critiquem por o ter feito."

O primeiro livro sobre o lado oculto do futebol foi escrito pelo jornalista Marinho Neves, em 1996. ‘Golpe de Estádio’ fazia a denúncia sobre aquilo a que convencionou chamar-se ‘o sistema’. "O que me levou a escrever o livro foi a percepção que tive de que tudo era falseado. Escrevia sobre o assunto no jornal ‘Gazeta dos Desportos’, que entretanto fechou. Recebi ameaças, fui alvo de chantagens, mas isso comigo funciona ao contrário: decidi contar tudo em livro. Tenho outro escrito, a aguardar publicação", revela.

HISTÓRIAS DE 'DOPING'

O ex-defesa Fernando Mendes faz revelações sobre a forma como o doping chegava aos balneários, como era administrado e quais as substâncias usadas. Fala também de esquemas de sexo nos estágios de clubes e da selecção nacional.

OUTROS LIVROS POLÉMICOS DO FUTEBOL PORTUGUÊS

'MEMÓRIAS DO GURU DE PINTO DA COSTA': Delane Vieira

Uma novidade lançada hoje mesmo pelo CM. Delane Vieira, antigo colaborador do FC Porto, faz revelações inéditas e desvenda, por exemplo, as visitas de Pinto da Costa a sua casa para lhe pedir "ajuda espiritual’.

'EU, CAROLINA': Carolina Salgado

Carolina Salgado faz revelações muito comprometedoras para o seu ex-companheiro, Pinto da Costa, presidente do FC Porto. A obra – com pormenores muito precisos e nomes – deu origem à reabertura de vários processos ligados ao caso ‘Apito Dourado’.

'VOCÊS SABEM DO QUE ESTOU A FALAR': Octávio Machado

O treinador Octávio Machado fala do ambiente nos balneários de FC Porto e Sporting (clubes que treinou) e explica a forma como se relacionam os empresários do futebol. Fala ainda da influência do empresário Joaquim Oliveira.

'GOLPE DE ESTÁDIO': Marinho Neves

Foi o primeiro livro sobre a face oculta do futebol em Portugal. Desmistifica o ‘sistema’ de favorecimentos, as negociatas e os esquemas ligados às nomeações de árbitros. O subtítulo é deveras sugestivo: ‘O romance da corrupção do futebol português’.

'COMO TORNAR O BENFICA CAMPEÃO': José Veiga

O ex-director desportivo do Benfica José Veiga faz revelações sobre a sua passagem pelo futebol do clube e acusa Luís Filipe Vieira de ter tomado decisões que, no seu entender, contribuíram para tornar o emblema desportivamente mais fraco.

Ver comentários