page view

Presidente do COP diz que Cavaco Silva homenageou "heróis"

José Manuel Constantino destaca mérito dos atletas portugueses.

27 de maio de 2015 às 14:54

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) considerou que a homenagem promovida hoje ao desporto nacional pelo Presidente da República, Cavaco Silva, distinguiu "um conjunto de heróis que projetaram o país a patamares de excelência".

"Trata-se de uma iniciativa invulgar, que muito nos honra. Distingue o mérito dos nossos atletas, afirmando Portugal e deste modo valorizando socialmente o desporto", disse José Manuel Constantino durante a cerimónia realizada em Lisboa, em que participaram atletas, dirigentes e técnicos de várias modalidades desportivas, incluindo olímpicos e paralímpicos.

Para o presidente do COP, a iniciativa do chefe de Estado "representa o render da justa homenagem a um conjunto de heróis que projetaram o país a patamares de excelência, elevando a bandeira e os símbolos nacionais ao mais alto nível".

"Alguns são hoje símbolos de Portugal em todo o mundo. Transmitem, expressam e dão testemunho, durante e depois das suas carreiras desportivas, da riqueza universal da cultura portuguesa", defendeu José Manuel Constantino, advertindo que o desporto "carece da devida valorização social" em Portugal.

"Com este tipo de reconhecimento, sentimos que o país está connosco em todos os momentos", disse Nélson Évora, campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008 e um dos 16 atletas distinguidos por Cavaco Silva, que também homenageou os dois organismos olímpicos, em nome de todos os agraciados na cerimónia realizada no antigo edifício do Museu dos Coches.

Para o ex-judoca Nuno Delgado, medalha de bronze em Sydney2000, foi um "motivo de grande orgulho poder fazer parte de um leque de atletas históricos, numa homenagem transversal ao desporto português", enquanto Francis Obikwelu disse ter acabado de viver um "momento tão marcante como a conquista da medalha de prata" na prova dos 100 metros dos Jogos de Atenas, em 2004.

Além de Nelson Évora, Nuno Delgado e Francis Obikwelu receberam também condecorações mais 13 atletas olímpicos e paralímpicos: Carlos Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta, José Manuel Gentil Quina, Mário Gentil Quina, Vanessa Fernandes, Francisco Rebelo de Andrade, Hugo Passos, João Alves, Olga Pinto, Paulo Coelho, Rui Costa e Rui Silva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8