"Quando tinha depressões era tudo muito difícil, faltava-lhe o ânimo, não tinha esperança de se curar e tinha medo que o público soubesse. Tentei dar-lhe perspectivas e esperança. Pensávamos que conseguiríamos ultrapassar os problemas com amor, mas às vezes o amor não basta." Foi desta forma sentida que Teresa Enke abordou o suicídio do marido e guarda-redes da selecção alemã.
Com as lágrimas a escorrerem-lhe pelo rosto e de voz trémula, Teresa afirmou ainda na sala de imprensa do Hannover 96: "Dizia-lhe que nem tudo era mau, que havia coisas belas na vida, mas infelizmente não resultou. O futebol era tudo para ele."
O suicídio do ex-guarda-redes do Benfica – atirou-se para debaixo do combóio em Eilvese, a 4 km da sua casa – deixou a Alemanha em estado de choque. O suicídio foi confirmado pela carta que deixou, em que pediu desculpa a familiares e médicos por ter ocultado deliberadamente a sua vontade de pôr termo à vida.
O seu médico assistente, Valentin Markser, confirmou que o guarda-redes da selecção alemã sofria de "graves depressões" e que ultimamente "recusou tratar-se". Os problemas de Robert Enke, segundo contou a mulher, começaram há três anos, quando a filha do casal – de dois anos – morreu devido a uma malformação cardíaca. O medo de ser internado e de perder também a filha adoptiva, Leila, agravou a situação do jogador, que recolhia animais abandonados e lhes dava um lar.
Enke, de 32 anos, vivia um dos melhores períodos da carreira desportiva com a titularidade na selecção. Nascido a 24 de Setembro de 1977, em Jena, na RDA, jogou no Carl Zeiss Jena, Moenchengladbach, Benfica (1999//2002), Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover 96 (desde 2004).
DISCURSO DIRECTO
"HÁ SINAIS DE ALERTA": Maria Luísa Figueira, Pres. Soc. Portuguesa de Psiquiatria
Correio da Manhã – Todos os depressivos têm ideias suicidas?
Maria Luísa Figueira – Não, nem todos os depressivos têm planos de suicídio, mas há sinais de alerta que podem indicar essa intenção.
– Que tipo de sinais?
– As tentativas de suicídio que não levam à morte nunca devem ser minimizadas. Quando o suicídio é planeado a pessoa arruma a sua vida, destina coisas, escreve cartas, que podem ser lidas. E há ainda os doentes que agem por impulsividade.
– A depressão tem tratamento?
– Trata-se com psicoterapia ou medicamentos, nos casos mais graves.
BENFICA VAI AO FUNERAL E FAZ HOMENAGEM
Os dirigentes do Benfica já confirmaram que se farão representar no funeral de Robert Enke e que está em curso uma homenagem ao guarda-redes para o jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal frente ao V. Guimarães no Estádio da Luz. "O Benfica tenciona homenagear a memória de Robert Enke no primeiro jogo oficial que a equipa disputar no Estádio da Luz", disse uma fonte do clube da Luz, acrescentando: "O Benfica estará também representado no funeral, faltando saber ainda mais pormenores sobre a cerimónia."
O site dos encarnados apresenta uma faixa preta em sinal de luto junto ao símbolo do Benfica e que aparece associada a uma mensagem do presidente Luís Filipe Vieira sobre a morte de Robert Enke.
REACÇÕES
"Estou chocado. Foi uma notícia inesperada, que me deixou muito abalado. Enke foi o meu primeiro guarda-redes no Benfica. Recordo a sua serenidade, a simpatia, a educação e o profissionalismo.": José Mourinho, Treinador
"Apanhou--nos a todos de surpresa. É difícil de comentar, lamento profundamente. Robert Enke era um atleta de grande qualidade e, pelo que sei de amigos, uma pessoa extraordinária. Presto-lhe homenagem.": Vítor Baía, Dirigente do FC Porto
"Era um grande guarda--redes. É uma perda para o futebol internacional. Lamento muito pela sua família, amigos, colegas de profissão e todos os que o admiravam. Deixo as minhas condolências sinceras.": Hugo Almeida, Jog. da Selecção
"Acho difícil descreveros meus sentimentos. Estou chocadoe totalmente vazio.A morte dele é uma perda imensa. Sentiremos falta dele como atleta de primeira e com um excepcional ser humano.": Joachim Loew, Selec. alemão
"Num momento como este é difícil encontrar palavras justas. Estamos profundamente tristes e em choque.Os meus pensamentos vão paraa família e seus companheiros.": Michel Platini Presidente UEFA
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.