Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Sentidos opostos

Postiga e Silvestre Varela simbolizam a antítese do que tem sido a época do Sporting e do FC Porto na Liga.
27 de Fevereiro de 2010 às 00:00
Momento dos dois jogadores é o paradigma da situação dos seus clubes na Liga:  FC Porto em alta, Sporting em baixa
Momento dos dois jogadores é o paradigma da situação dos seus clubes na Liga: FC Porto em alta, Sporting em baixa FOTO: D.R.

O ponta-de-lança leonino tem tido uma época para esquecer, sem um único golo nas competições oficiais desde Agosto. Varela está no extremo oposto, com uma temporada fulgurante. Já marcou 10 golos no total de todas as competições: oito na Liga, um na Taça da Liga e outro na Liga dos Campeões, além de somar muitas assistências (só frente ao Sp. Braga, na última jornada, fez duas).

No caso de Hélder Postiga, já lá vão mais de 10 meses sem marcar um golo a nível oficial. Mais do que o tempo de gestação para nascer uma criança. E ainda está para nascer mais um golo de Postiga desde o dia 25 de Abril de 2009. Foi em Alvalade, para a Liga, na vitória do Sporting sobre o Estrela da Amadora, por 2-1. Tem sido, por isso, um parto difícil.

Desde então, nada. Pelo menos em encontros a sério, pois nas partidas de preparação desta pré-época Postiga até foi o melhor marcador da equipa, com dois golos marcados, um na derrota em casa frente ao Feyenoord, por 2-1, e outro no empate em Guimarães, frente ao Vitória, a dois golos, no jogo de apresentação dos vimaranenses aos seus adeptos.

Contactado pelo Correio Sport, Octávio Machado, treinador que lançou Hélder Postiga no futebol profissional, reconheceu que o jejum de Postiga é anormal. 'Nove meses sem marcar é demasiado tempo sem golos para um ponta-de-lança, especialmente com a qualidade do Hélder Postiga. Mas o Sporting só há pouco tempo arranjou um sistema com futebol pelas faixas laterais, que favorece as características dele', disse Octávio, acreditando que o mau momento vai ser ultrapassado em breve: 'O Hélder tem força de vontade e, com o carinho dos adeptos, vai dar a volta por cima e ainda vai marcar alguns golos nesta temporada'.

Silvestre Varela está em tempo de grande prosperidade. O Correio Sport sabe que o extremo tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Varela tem contrato com os dragões até 2014 e já desperta a atenção de grandes clubes internacionais. E o Arsenal, por exemplo, ficou muito bem impressionado no último jogo da Liga dos Campeões.

Habitual presença nas selecções jovens, Silvestre Varela é contemporâneo de Moutinho, Hugo Almeida, Miguel Veloso, Nani e Rolando. Queiroz prepara-se para o chamar aos A.

VARELA

Silvestre Manuel Gonçalves Varela tem 25 anos e foi formado nas escolas do Sporting mas desaproveitado nos seniores, onde só com Peseiro teve raras possibilidades de jogar, durante duas épocas. Sucessivamente dispensado, mostrou qualidades no V. Setúbal, Huelva e Est. Amadora, antes de ser contratado pelo FC Porto. A Selecção é o próximo passo.

10 Golos em 2009/2010

POSTIGA

Hélder Manuel Marques Postiga tem 27 anos e nasceu em Vila do Conde. Formado nas escolas do FC Porto, tem estado em declínio e nesta época foi proposto pelo Sporting no negócio que poderia ter trazido o central peruano Rodríguez de Braga para Alvalade, prova de que o internacional português está em clara recessão na carreira. Depois de passagens mal- -sucedidas por Tottenham, Saint-Étienne e Panathinaikos.

0 Golos em 2009/2010

SAIBA MAIS

DROGBA

Drogba é um dos ídolos de Varela, que tem a alcunha de ‘Drogba da Caparica’ pelas semelhanças fisionómicas com o craque do Chelsea. Varela nasceu para o futebol no Pescadores da Costa de Caparica.

2,5

O valor (2,5 milhões de euros) que o Sporting desembolsou por metade do passe de Hélder Postiga, contratado ao FC Porto. Os leões ainda cederam metade dos direitos do extremo Diogo Viana.

DISPENSADO

Varela foi dispensado do Sporting por não servir ao sistema de Paulo Bento, que optou por cedências sucessivas a V. Setúbal, Huelva e Est. Amadora. Varela rescindiu com o Sporting e lassinou pelos dragões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)