page view

Simone Biles tem 1,42 metros. Porque são baixos os ginastas?

Característica é comum em muitos atletas na ginástica artística e pode constituir um benefício na execução dos movimentos.

02 de agosto de 2024 às 23:07

Alguma vez se perguntou porque os ginastas são tão baixos? A estrela Simone Biles, vencedora de seis medalhas de ouro olímpicas na ginástica artística, tem apenas 1,42 metros de altura e a lista continua, com vários atletas reconhecidos mundialmente na modalidade a possuírem uma baixa estatura. Este facto não é uma mera coincidência, uma vez que é uma característica que beneficia os atletas durante as apresentações. 

Vantagem mecânica

Os ossos, tendões, ligamentos e músculos atuam como 'alavancas' do corpo, quando são executados os movimentos. Quanto mais alto, mais difícil se torna a realização de manobras. Segundo a NBC News, isso deve-se ao facto de os seus corpos e membros mais compactos proporcionarem uma vantagem mecânica que se traduz em mais força e maior facilidade em realizar os saltos e as piruetas, sem o risco de lesões. 

"Ser pequeno ajuda nas habilidades de rotação (por exemplo, cambalhotas). Pela mesma razão, os ginastas também tendem a ter braços e pernas curtos", explicou o fisiologista Dr. Kevin Thomson à BBC

Genética 

Segundo a Bustle, há estudos que sugerem que as pessoas extremamente pequenas procuram carreiras de ginástica. Uma investigação dos anos 80 sugeriu que a maioria dos ginastas já era mais baixa do que os seus pares aos quatro anos.

Treino intenso

Embora a ginástica atraia mulheres baixas e com idade óssea atrasada (maturação do esqueleto atrasada em relação à idade real, outra razão apontada para a baixa estatura dos atletas é o treino intenso a que são submetidos desde crianças.

Um estudo dos anos publicado no Journal of Pediatrics concluiu que o treino de ginástica pode ter algum impacto no crescimento. A pesquisa contou com a participação de 83 ginastas ativas, 42 reformadas e 154 não saudáveis e revelou que as ginastas ativas apresentavam alguns défices no comprimento das pernas. No entanto, os danos não eram permanentes, uma vez que após a reforma muitas das atletas conseguiram recuperar o crescimento. 

Esta tese é desvalorizada por alguns cientistas que apontam que não foi demonstrada uma relação causa-efeito entre o treino de ginástica e o crescimento inadequado das mulheres. Realçam que a baixa estatura pode estar relacionada com uma nutrição inadequada durante os anos de treino, e não o esforço físico do treino de ginástica em si.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8