Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Sporting-Benfica minuto a minuto

O Sporting derrotou o Benfica por 1-0, graças a uma grande penalidade cobrada por Van Wolfswinkel, no Estádio de Alvalade, conseguindo conquistar o quarto lugar ao Marítimo e atrasando os rivais lisboetas na luta pelo título. Num jogo em que os avançados leoninos tiveram diversas oportunidades de ampliar o resultado brilhou o guarda-redes Artur Moraes e ficaram muitas críticas dos visitantes ao árbitro Artur Soares Dias, que terá deixado por marcar um penálti a favor do Benfica e expulsou Luisão pouco antes do apito final.
9 de Abril de 2012 às 22:13
Van Wolfswinkel festejou o golo inaugural com Diego Capel
Van Wolfswinkel festejou o golo inaugural com Diego Capel FOTO: António Cotrim/Lusa

FIM DO JOGO 

90+5' - ARTUR SOARES DIAS apita pela última vez e os adeptos do Sporting iniciam a festa.  

90+2' - IZMAILOV remata em balão, ligeiramente ao lado da baliza de Artur Moraes. 

90+1' - CARTÃO AMARELO e VERMELHO por acumulação a LUISÃO. Defesa central derruba Diego Rubio e sela o seu destino.

90' - ENTRA CARRILLO e SAI DIEGO CAPEL. Ricardo Sá Pinto refresca o ataque com o veloz peruano. 

89' - DIEGO RUBIO atira para o fundo das redes a recarga ao remate de Matías Fernández, em mais uma excelente jogada na esquerda. 

88' - DJALÓ remata de cabeça, após cruzamento de Maxi Pereira, para defesa segura de Rui Patrício

85' - IZMAILOV perde mais um duelo com Artur Moraes, que defende o remate à queima-roupa após uma boa jogada de entendimento. 

83' - DIEGO RUBIO isola-se frente a Artur Moraes, mas é assinalado um fora de jogo duvidoso.

81' - CARTÃO AMARELO para ELIAS. Médio brasileiro do Sporting protesta local onde Bruno César estava a marcar uma falta, bem à frente do sítio onde realmente ocorreu, e o árbitro volta a levar a mão ao bolso. 

80' - CARTÃO AMARELO para WITSEL e DANIEL CARRIÇO. Mais uma decisão salomónica de Artur Soares Dias após novo desentendimento entre jogadores. 

75' - CARTÃO AMARELO para NOLITO. Espanhol recebe o cartão por protestos após ver marcada uma falta sobre Anderson Polga. 

74' - ANDERSON POLGA faz um corte providencial num cruzamento para a pequena área do Sporting. 

73' - ENTRA DIEGO RUBIO e SAI WOLFSWINKEL e ENTRA NOLITO e SAI GAITÁN.  

72' -  DJALÓ remata enrolado à entrada da grande área do Sporting e a bola sai ligeiramente ao lado da baliza.

71' - WOLFSWINKEL isola-se dentro da grande área, contorna Artur Moraes e acaba por escorregar no momento do remate, poupando o Benfica ao segundo golo.

69' - CARDOZO marca o livre directo bastante acima da barra da baliza de Rui Patrício. 

68' - CARTÃO AMARELO para ANDERSON POLGA. Central brasileiro derruba Nélson Oliveira mesmo no limite da linha de grande área. 

65' - ENTRA DANIEL CARRIÇO e SAI SCHAARS. Desta vez é Ricardo Sá Pinto que refresca a sua equipa e introduz um jogador com características mais defensivas. 

64' - CARTÃO AMARELO para JOÃO PEREIRA e NELSON OLIVEIRA.  Desentendimento entre os dois jogadores portugueses é resolvido de forma salomónica por Artur Soares Dias.

63' - IZMAILOV remata ao poste da baliza do Benfica numa grande iniciativa individual, levantando as bancadas do Estádio de Alvalade

62' - ENTRA NÉLSON OLIVEIRA e SAI JAVÍ GARCÍA. Jorge Jesus aposta tudo no ataque. 

61' - WOLFSWINKEL aparece isolado frente a Artur Moraes graças a um atraso desastrado de Javi García e o guarda-redes brasileiro consegue defender quando tudo parecia perdido para o Benfica.

60' - CARDOZO cabeceia ao lado da baliza na sequência de um pontapé de canto marcado por Gaitán. 

56' - MATÍAS FERNÁNDEZ desperdiça uma boa jogada de contra-ataque, com vários colegas livres de desmarcação, ao rematar contra um defesa. 

55' - DIEGO CAPEL remata rasteiro, para defesa de Artur Moraes, depois de Izmailov fazer uma excelente desmarcação para o coração da grande área. 

52' - INSÚA tira o golo a Maxi Pereira mesmo em cima da linha, após o uruguaio cabecear para golo numa jogada confusa na qual Rui Patrício chocou contra Xandão, pressionado por Djaló, e deixou a baliza desguarnecida.

51' - WOLFSWINKEL avança pelo meio-campo do Benfica após uma recuperação de Matías Fernández e remata com conta, peso e medida. Artur Moraes desvia para canto. 

47' - RUI PATRÍCIO é posto à prova em mais um dos costumeiros erros da defesa sportinguista, evitando que o ex-colega Djaló chegue primeiro à bola, mesmo à entrada da grande área, perante a passividade de Xandão. 

ENTRA YANNICK DJALÓ e SAI RODRIGO. Jorge Jesus aposta no ex-sportinguista para tentar dar a volta ao resultado. Para já, o primeiro efeito prático é uma valente assobiadela das bancadas do Estádio de Alvalade. 

INÍCIO DA 2.ª PARTE 

FIM DA 1.ª PARTE 

45' - CARTÃO AMARELO para XANDÃO. Corte de um contra-ataque muito perigoso do Benfica vale punição disciplinar ao central do Sporting. 

43' - MATÍAS FERNÁNDEZ volta a isolar Wolfswinkel na grande área do Benfica e volta a ser assinalado um fora de jogo bastante discutível. 

40' - CARTÃO AMARELO para SCHAARS. Bruno César é derrubado pelo holandês e Artur Soares Dias apresenta o primeiro amarelo para um sportinguista.

39' - CARDOZO repete a iniciativa, com o cabeceamento a sair muito torto quando tinha absoluta liberdade para fazer bastante melhor.

38' - WITSEL remata de cabeça, no coração da grande área, com a bola a chegar sem problemas às mãos de Rui Patrício. 

37' - DIEGO CAPEL remata ligeiramente ao lado em posição frontal, após uma jogada de insistência no meio-campo dos visitantes. 

31' - LUISÃO vê-se forçado a desviar para canto um livre muito tenso cobrado por Matías Fernández junto à linha lateral na ala esquerda do ataque leonino. 

27' - CARTÃO AMARELO para JAVI GARCÍA. O médio espanhol faz uma entrada brutal às pernas de Wolfswinkel e o benfiquista acaba por beneficiar de alguma benevolência do árbitro. 

25' - WOLFSWINKEL volta a valer-se da velocidade para chegar primeiro a uma bola lançada do seu meio-campo e entra na grande área do Benfica, ficando a queixar-se de um empurrão de Garay. O árbitro nada assinala.

24' - JAVI GARCÍA remata frente à baliza de Rui Patrício, após lançamento de linha lateral muito longo de Maxi Pereira. Sai-lhe em balão e ainda atinge Anderson Polga com o pé. 

23' - WOLFSWINKEL permite a defesa de Artur Moraes depois de ficar isolado frente ao guarda-redes brasileiro. De qualquer forma, o árbitro auxiliar tinha assinalado fora de jogo. 

22' - MATÍAS FERNÁNDEZ tenta entrar em drible na zona frontal da grande área encarnada, mas desta vez Luisão é mais rápido e resolve.

18' - GOLO DO SPORTING! VAN WOLFSWINKEL avança para a bola com toda a calma e bate Artur Moraes. 

17' - PENÁLTI de LUISÃO e CARTÃO AMARELO. O defesa central do Benfica não consegue evitar que Van Wolfswinkel entre com a bola controlada na grande área dos encarnados e toca-lhe no pescoço. O avançado holandês cai ao relvado e Soares Dias aponta para a marca de grande penalidade.

16' - JAVI GARCÍA  remata de longe e a bola toca no relvado pouco antes de chegar à baliza, quase traindo Rui Patrício, que consegue desviar para canto.

14' - DIEGO CAPEL remata de longe, após excelente combinação entre vários jogadores do Sporting, com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza de Artur Moraes. 

12' - MATÍAS FERNÁNDEZ quase consegue surpreender toda a defesa encarnada ao conduzir um contra-ataque, mas um desvio na última finta antes de ficar isolado lança o esférico para Wolfswinkel, que estava em posição irregular. 

10' - JOÃO PEREIRA recebe a bola junto à linha e ensaia um centro-remate que Artur Moraes desvia para o lado.

8' - WITSEL isola-se pela direita, avança até à grande área sportinguista e faz um centro tenso e rasteiro a quem nenhum colega de equipa chega a tempo.

7' - INSÚA enfrenta dois adversários na esquerda, consegue ganhar a linha e decide fazer um remate tão forte quanto disparatado, que sai pela linha lateral do lado direito.

6' - MATÍAS FERNÁNDEZ perde uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador ao chutar fraco e torto, bem dentro da grande área adversária, desperdiçando o passe rasteiro de Wolfswinkel, que por sua vez chegara atrasado a um excelente cruzamento de Diego Capel. 

5' - JAVI GARCÍA tenta o pontapé de ressaca à entrada da grande área do Sporting e a bola ainda acaba por sair pela linha lateral, bem perto da bandeirola de canto.

1' - POLGA derruba Gaitán, que conduzia um contra-ataque veloz dos encarnados. Artur Soares Dias assinala canto, mas a repetição deixa a impressão de que poderá ter ficado um penálti por marcar logo no primeiro minuto.

1.ª PARTE 

Ricardo Sá Pinto e Jorge Jesus trocam um abraço momentos antes de Artur Soares Dias apitar para o início do jogo. 

Sporting

Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Xandão e Insúa; Elias, Schaars (Daniel Carriço), Izmailov, Matías Fernández e Diego Capel (Carrillo); Van Wolfswinkel (Diego Rubio)

Suplentes: Marcelo Boeck, Evaldo, Daniel Carriço, André Martins, Renato Neto, Carrillo e Diego Rubio

Treinador: Sá Pinto

Benfica

Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Javi García (Nélson Oliveira), Gaitán (Nolito), Witsel e Bruno César; Rodrigo (Yannick Djaló) e Cardozo

Suplentes: Eduardo, Jardel, Capdevila, Matic, Nolito, Yannick Djaló e Nelson Oliveira

Treinador: Jorge Jesus

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

Sporting Benfica Minuto a minuto Estádio de Alvalade Wolfswinkel Artur Soares Dias Diego Capel Luisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)