Dragão cansado vence e mantém pressão no Benfica
Um golo de Marega permitiu aos dragões ganharem o jogo e assumirem a liderança da Liga à condição.
Um golo de Marega permitiu este sábado ao FC Porto ganhar ao Santa Clara e assumir a liderança da Liga, embora o Benfica só jogue amanhã com o Marítimo, na Luz.
Os dragões entraram cansados, depois da eliminação da Liga dos Campeões, com o Liverpool. A equipa de Sérgio Conceição não conseguiu meter no seu jogo a pressão e a intensidade que é habitual.
O ritmo lento favoreceu o jogo do Santa Clara. Uma equipa bem organizada e estruturada, que até chegou a marcar dois golos, mas ambos afnulados por clara posição irregular dos autores: Schettine (9’) e João Lucas (41’).
Apesar do jogo previsível, os dragões conseguiram colocar- -se em vantagem por Marega. Uma jogada com cabeça, tronco e membros. Brahimi solicita Herrera, este assiste Otávio, que remata para a defesa de Marco Pereira. Na recarga, Marega empurrou para o fundo das redes. Estava feito o 1-0.
O FC Porto conseguia ter mais posse de bola. Aliás, o Santa Clara revelou sempre grandes dificuldades em sair a jogar e o meio-campo portista não demorava a recuperar a bola. Foi o que aconteceu quando Otávio recuperou uma bola, fez tabelinha com Marega e rematou para defesa difícil de Marco Pereira.
Na etapa complementar, Schettine, sempre ele, obrigou Casillas a uma defesa difícil, após um cabeceamento cheio de intenção.
Os dragões sentiam o jogo controlado e foram-se encolhendo, limitando-se a cumprir os serviços mínimos. Sérgio Conceição não gostava da passividade e colocou Corona. O público aplaudiu. E o mexicano agitou o jogo. Tem um remate perigoso por cima da baliza.
Mas foi Fernando, também recém-entrado, quem obrigou Marco Pereira à defesa da noite, num remate forte e à queima-roupa. Ganhou o guarda-redes insular. Os dragões passaram mais um teste pós-Champions e mostraram que a luta pelo título será até à última gota de suor.
ANÁLISE
Marega
Ficou em branco na Champions frente ao Liverpool, mas teve uma reação positiva, apesar das críticas. Este sábado não hesitou e voltou a mostrar por que é um dos mais valiosos da Liga. Tem 19 golos esta época.
Saída de bola
A saída com bola do Santa Clara foi um problema. Testaram várias alternativas, mas perdiam rapidamente a bola no meio-campo. A mais evidente foi um bola recuperada por Otávio que podia ter dado golo.
Golos bem anulados
Manuel Oliveira teve uma noite tranquila. Bem ao invalidar dois golos ao Santa Clara, ambos em fora de jogo evidente (um de Schettine e outro de João Lucas). A falta de intensidade dos jogadores permitiu que fosse apenas mostrado um amarelo, num jogo em que foi evidente o cansaço portista.
Marega resolve com golo o Casillas o Manafá o Felipe o Militão o Alex Telles o Danilo o Herrera o Otávio o Brahimi o Soares o Corona o Fernando o Óliver
Aboubakar suplenteAboubakar, a regressar de longa lesão, esteve no banco de suplentes do FC Porto.
Quinzinho lembradoQuinzinho, antigo jogador do FC Porto falecido há poucos dias, foi este sábado homenageado.
Quatro jogosFC Porto ainda terá de jogar com o Rio Ave, Desp. Aves, Nacional e Sporting na Liga.
Visita de FucileJorge Fucile, antigo jogador do FC Porto, assistiu ao jogo deste sábado no Dragão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt