"Quanto a notícias que vêm de Inglaterra, isso não tem nada a ver com a seleção", diz Bernardo Silva

Mundial2022 no Qatar, recebeu várias críticas face aos direitos dos trabalhadores migrantes, à comunidade LGBTQI+ e ao impacto ambiental.

19 de novembro de 2022 às 15:53
Partilhar

O futebolista Bernardo Silva considerou este sábado que "algumas situações da organização não foram as melhores" no Mundial2022, no Qatar, que recebeu várias críticas, face aos direitos dos trabalhadores migrantes, à comunidade LGBTQI+ e ao impacto ambiental.

"Sabemos de tudo o que aconteceu, não é fácil, todos nós nesta seleção acreditamos nos direitos humanos, direitos de todos os trabalhadores, na igualdade de direitos. Acabamos por estar aqui a representar o nosso país da melhor forma, sabendo que algumas situações da organização não foram as melhores", comentou o médio dos ingleses do Manchester City, em conferência de imprensa, em Doha.

Pub

Bernardo Silva recusou ainda comentar a polémica em que o capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, está envolvido após ter dado uma entrevista, onde faz duras críticas à estrutura do Manchester United. "Quanto a notícias que vêm de Inglaterra, isso não tem nada a ver com a seleção", disse Bernardo Silva, que representa o Manchester City. 

Pub

Embora as autoridades do Qatar neguem, várias organizações apontam para milhares de mortes naquele país entre 2010 e 2019 em trabalhos relacionados com o Mundial, sendo que, além das mortes por explicar, o sistema laboral de 'kafala' e os trabalhos forçados, sob calor extremo e com longas horas de trabalho, entre outras agressões, têm sido lembradas e expostas há anos por organizações não-governamentais e relatórios independentes.

Antes do primeiro treino da seleção portuguesa no Qatar, onde Portugal tem estreia marcada com o Gana, no Grupo H, na quinta-feira, um dos indiscutíveis para Fernando Santos foi o porta-voz dos lusos, para assegurar que a equipa está concentrada para se apresentar em campo da melhor maneira.

"Estamos concentrados a representar Portugal da melhor forma e ao mais alto nível. As sensações são boas, calor, mas tudo ótimo. Uma receção fantástica e condições muito boas", expressou.

Pub

A equipa das quinas realizou na tarde deste sábado, o primeiro treino no Qatar tendo o selecionador, Fernando Santos, contado com 20 dos 26 convocados. Diogo Dalot, António Silva, William Carvalho, Otávio, João Félix e André Silva estiveram a realizar trabalho de recuperação no ginásio, pelo que não marcaram presença em campo.

O Campeonato do Mundo realiza-se no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Portugal está integrado no Grupo H, juntamente com Uruguai, Gana e Coreia do Sul, de Paulo Bento, tendo estreia marcada na competição para 24 de novembro, diante dos ganeses, no Estádio 974, em Doha.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar