Antigo jogador do FC Porto recorda racismo na Luz e revela o que disse a Rui Costa no caso do túnel
Hulk foi suspenso quatro meses depois do polémico clássico em 2009.
Hulk recordou, esta sexta-feira, em entrevista ao Globoesporte, vários episódios do seu trajeto em Portugal, nomeadamente um caso de racismo numa partida com o Benfica em 2009, no Estádio da Luz, e revelando ainda o que disse a Rui Costa no caso do túnel.
"No início, sofri um pouco, há até um golo que se tornou viral, acho que contra o Benfica no Estádio da Luz. Eu puxo a bola da direita e faço golo. Para te falar a verdade, nem percebi que naquele momento a torcida estava a fazer esse gesto, mas onde eu presenciei e sofri um pouco mais foi na Rússia. As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, não sabia como lidar naquele momento. Depois, quando a gente chegava ao balneário, o próprio tradutor, juntamente com o diretor do clube, tentaram conversar comigo, aconselhando-me", lembrou o agora avançado do Atlético Mineiro, que saltou para o estrelato no FC Porto.
E foi precisamente ao serviço dos dragões que viveu um dos momentos mais complicados da sua carreira, quando na época 2009/10 foi suspenso por quatro meses devido aos incidentes no túnel da Luz, num clássico com o Benfica.
"Houve muito tumulto nesse jogo. No final da partida, já estava no balneário e ouvi 'confusão, confusão'. Estava eu, o Fernando e mais um. Fomos a correr para ver o que estava a acontecer e, quando chegámos ao túnel, estava aquela confusão, com empurra-empurra. Os nossos jogadores estavam a conversar com o staff de segurança do jogo e estava aquele empurra-empurra e provoca. Não sei quem tentou dar um soco num dos seguranças e deu de volta. Quando acaba a confusão, o Rui Costa, que era o diretor do Benfica na época, veio e chamou-me assim, pegou-me no braço: 'Hulk, o que é isso que está a acontecer, para quê isso?', 'Para quê isso, Rui Costa? Vocês é que montaram tudo isso. Vocês ganharam o jogo, beleza, agora mandar os seguranças arranjarem confusão connosco?'. Só que depois houve repercussões. Quando entrámos no autocarro, eu e o Sapunaru estávamos suspensos. Estavam todos envolvidos, mas suspensos fiquei eu e o Sapunaru. Não conseguimos entender", lamentou Hulk.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt