Benfica investigado em oito jogos por aliciamento

Águias investigadas em dois em que foram intervenientes e em seis em que terão incentivado adversários de rivais.

25 de fevereiro de 2024 às 01:30
Florentino no jogo com o Marítimo em 2019 Foto: DR
Partilhar

São oito os jogos em que o Benfica ainda é visado pela Justiça desportiva por alegada corrupção ativa ou oferta indevida de vantagem. A conclusão resulta de uma sentença recente divulgada pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF. Vamos por partes.

A 1 de junho de 2018, o CD abriu um inquérito após a reportagem da SIC em que jogadores do Marítimo diziam ter sido aliciados, na época 2015/16, para perder com o Benfica e também referiam ter-lhes sido oferecido um prémio pelo Sporting para tirarem pontos às águias.

Pub

A 2 de março de 2023, o CD anexou a notícia da CNN de que o Ministério Público (MP) estaria a investigar o Benfica por suspeitas de irregularidades em 12 jogos, porque um deles era a partida que originou o inquérito. Seis destes jogos envolviam o Benfica diretamente e noutros seis as águias são suspeitas de terem prometido compensações a adversários de Sporting e FC Porto se vencessem os rivais.

Pub

A 31 de março de 2023, o CD remeteu a acusação do MP a César Boaventura (já foi condenado a três anos e quatro meses de prisão suspensa por corrupção), pois, além do jogo com o Marítimo, também era identificado o encontro com o Rio Ave, em 2015/16, como suspeito.

O CD, no dia 16 deste mês, concordou com a Comissão de Instrutores da Liga e arquivou as suspeitas em quatro jogos do Benfica, por não existirem indícios de que o clube teria ordenado qualquer ilicitude. Contudo, o inquérito continua aberto, estando a ser investigados dois jogos em que as águias participaram diretamente e outros seis em que alegadamente terão tentado prejudicar leões e dragões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar