Benfica 'despacha" jogadores, FC Porto e Sporting foram às compras no último dia do mercado
Ferreyra, Castillo e Alfa Semedo deixaram a Luz. Leões reforçam defesa e Dragões ajustam plantel.
No último dia do mercado, o Benfica decidiu o futuro dos avançados Facundo Ferreyra e Nico Castillo. O argentino vai jogar a título de empréstimo no Espanhol, enquanto o chileno foi vendido ao Club America por um valor a rondar os 7 milhões de euros, apurou o CM
As águias acabaram por realizar uma minilimpeza de balneário, até porque na Luz não houve qualquer contratação no último dia do mercado.
Castillo foi o último a receber guia de marcha. Comprado no início da época por 7,5 milhões de euros é agora vendido por uma verba ligeiramente inferior. O Benfica acaba por poupar nos ordenados, já que o internacional chileno recebia anualmente qualquer coisa como 2,3 milhões de euros (mais 100 mil euros por cada ano de contrato). O jogador, de 25 anos, jogou apenas 274 minutos não tendo marcado nenhum golo.
O Espanhol foi o destino de Ferreyra, que parte por empréstimo de uma temporada e meia, com o emblema de Barcelona a suportar na totalidade o ordenado do avançado: 2,2 milhões de euros por ano. O argentino de 27 anos fez nove jogos de águia ao peito tendo marcado apenas um golo.
O técnico Bruno Lage fica assim com três avançados para as três competições em que está inserido: Seferovic, Jonas e o jovem João Félix (19 anos).
Outra situação que o Benfica resolveu no último dia do mercado foi a de Alfa Semedo. O médio-defensivo acompanha Ferreyra na viagem para o Espanhol até ao final da temporada e sem opção de compra.
FC Porto compra médio Loum
Os dragões ficam com opção de compra obrigatória no final da temporada no valor de 7,5 milhões de euros por 75% do passe, sendo que os bracarenses ficam com 25% de uma futura venda.
Argentino Acuña ainda pode sair para a Rússia
Sporting foi o mais ativo
Entre as seis entradas, o marfinense Doumbia (ex-A. Grozny) foi o mais caro (4,1 milhões de euros). Já o colombiano Borja (ex-Toluca) custou aos cofres do leão cerca de 3,1 milhões de euros. Destaque ainda para os regressos de Tiago Ilori e Francisco Geraldes, jogadores formados em Alvalade.
O defesa ex-Reading chega por 2,5 milhões de euros, enquanto o médio regressa a custo zero, após fim do empréstimo ao E. Frankfurt.
De resto, os leões foram ainda ao mercado buscar o avançado Luiz Phellype (ex-Paços de Ferreira) e Gonzalo Plata (Independiente del Valle).
O Sporting aproveitou ainda este mês para aliviar a folha salarial com a saída do guarda-redes Viviano (auferia cerca de dois milhões de euros anuais brutos). Marcelo (Chicago Fire), Misic (PAOK), Lumor (Goztepe), Bruno César (Vasco da Gama) e Mané (U. Berlin), sem espaço nos leões, deixaram o clube. Por definir está a situação de Marcos Acuña, que ainda pode sair.
PORMENORES
Castaignos recusa Aris
O Sporting tentou colocar o avançado Luc Castaignos neste mercado de Inverno. O Aris de Salónica (Grécia) mostrou interesse mas o jogador holandês recusou a mudança.
Dyego Sousa foi rumor
A meio da tarde de ontem surgiu o rumor de que o Benfica teria apresentado uma proposta de 14 milhões por 75% do passe do brasileiro Dyego Sousa, avançado do Sp. Braga. Não passou disso.
Pepe regressa ao Dragão
Oliveira no PAOK
Sem espaço no FC Porto de Sérgio Conceição, o médio Sérgio Oliveira foi emprestado aos gregos do PAOK de Salónica, que lideram a Liga da Grécia com mais oito pontos do que o Olympiacos, de Pedro Martins.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt