page view

Os negócios do último dia do mercado de transferências

Clubes portugueses fazem ajustes nos planteis. Lá fora, compras de luxo e muitas surpresas.

31 de janeiro de 2019 às 12:01

O mercado de inverno do futebol fecha esta quinta-feira e os efeitos nos clubes portugueses desta época de transferências fazem-se sentir. Acompanhe as mexidas nos três grandes e nos restantes clubes da I Liga, assim como os grandes negócios internacionais.

Eis o ponto de situação nos chamados 'três grandes': 

Benfica 

Benfica 

Os encarnados estão interessados no avançado do Sp. Braga Dyego Sousa e terão mesmo feito uma proposta de 14 milhões, avança o Record esta quinta-feira. 

Até aqui, nas águias só havia notícia de saídas neste mercado de Inverno. Alfa Semedo, que foi muitas vezes titular com Rui Vitória na primeira metade da época, perdeu espaço com Bruno Lage e deverá rumar ao Espanyol, de Barcelona, por empréstimo. O clube tem a intenção de vender ou emprestar os avançados Ferreyra e Castillo, pelo que poderá haver novidades ainda esta quinta-feira. Até agora, a única saída confirmada é a do guarda-redes Bruno Varela, que foi para o Ajax até ao final da época, por empréstimo.

Sporting

Sporting

O negócio já era conhecido, mas foi oficializado esta quinta-feira. O avançado Gonzalo Plata chega a Alvalade, vindo do clube equatoriano Independiente del Valle. A SAD leonina anuncia um contrato válido até 2024, com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

Esta é a mais recente das várias mexidas dos leões nesta época de transferências de inverno. De salientar as entradas do avançado Luiz Phellype (ex-Paços de Ferreira); do lateral esquerdo Cristián Borja (Toluca, México); os regressos do médio André Geraldes e do central Tiago Illori (Reading) e o ingresso de Idrissa Doumbia (Akhmat Grozny). Do lado das saídas, o argentino Acuña tem recebeido várisa propostas e poderá deixar Alvalade ainda esta quinta-feira. Já consumadas estão as saídas de Viviano (Spal); Bruno CésarLumor (Goztepe) e Carlos Mané (Union Berlin).

FC Porto

FC Porto

Os dragões reforçaram-se neste mês de janeiro com as entradas dos defesas Wilson Manafá (ex-Portimonense) e Pepe (sem clube após rescindir com o Besiktas) e o avançado Fernando Andrade, contratado ao Santa Clara. E os três já jogaram - Pepe tem sido titular, Andrade até marcou contra o Benfica e Manafá fez dez minutos no jogo desta quarta-feira contra o Belenenses. Quanto a saídas, Chidozie ruma à Truquia (Rizespor), Bazoer para a Holanda (Utrecht), Sérgio Olvieira partiu para a Grécia (PAOK) e Cassamá para França (Stade Reims).

I Liga

I Liga

O Sporting de Braga praticamente não mexeu neste mercado de inverno. Até agora, apenas há a registar as saídas do defesa Rosic (Nacional) e do avançado Luther Singh (Chaves).

Nas restantes equipas, de salientar o regresso de Rúben Semedo ao mercado português, depois de uma passagem por Espanha mais marcada por incidentes criminais do que pelo futebol. O antigo jogador do Sporting ingressa no Rio Ave. Em destaque também a saída de Nakajima, o japonês do Portimonense que após muitas propostas resolveu partir para o Al-Duhail, clube do Qatar treinado por Rui Faria, por uma soma que rondará os 35 milhões de euros.

Os grandes negócios e rumores internacionais

- Com Neymar lesionado por, pelo menos, dez semanas, especula-se que a solução para o PSG poderá ser a contratação do brasileiro William ao Chelsea. Os franceses querem manter vivo o sonho de conquistar a Champions.

- Até agora, o negócio mais valioso do mercado de transferências de inverno foi o ingresso de Christian Pulisic do Borussia de Dortmund para o Chelsea, de Inglaterra, por 64 milhões de euros. Mas o extremo croata e americano só vai mudar-se para Inglaterra no Verão. Também para o Chelsea seguiu Gonzalo Higuaín, emprestado pela Juventus após ter começado a época no Milão, por 9 milhões.

- O PSG volta a estar nos grandes negócio da Europa. O clube francês contratou o médio argentino Leandro Paredes ao Zénit de São Petersburgo por 47 milhões de euros, no segundo negócio mais valioso deste defeso.

- O Benfica surge no Top 10 dos negócio mais rentáveis com a venda de Anderson Talisca aos chineses do Evergrande, por 19 milhões. O brasileiro já estava na China, por empréstimo. O clube chinês fartpu-se de gastar este defeso. Também foi buscar ao Barcelona o avançado Paulinho, por 42 milhões de euros.

- O Mónaco está em penúltimo lugar na liga francesa e faz tudo para sair do buraco. Leonardo Jardim está de regresso aos comandos da equipa e o clube garantiu os empréstimos de Cesc Fàbregas, do Chelsea, e do português Gelson Martins, do Atlético de Madrid. São os nomes mais sonantes entre os sete reforços de inverno que chegaram ao clube francês.

Até ao fecho do mercado, são de esperar novas alterações a nível interno e externo. Acompanhe todos os negócios com o Record.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8