page view
03 de fevereiro de 2026 às 08:15

Autocarro com crianças e idosos preso em estrada de Castro Daire devido à neve

Depressão Leonardo afeta País a partir de hoje

- Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar a partir desta terça-feira sob avisos devido ao vento, chuva, agitação marítima e queda de neve devido a uma nova depressão, segundo o IPMA.

- Portugal continental irá começar a sentir os efeitos da depressão Leonardo ao final da tarde.

- O País enfrenta um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’, Kristin’ e agora 'Leonardo');

- A passagem da depressão 'Kristin' foi a mais avassaladora, tendo provocado pelo menos nove mortos, vários feridos e desalojados;

- Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal;
Hoje às 09h36

Baixa de Alcácer do Sal outra vez inundada com subida do Rio Sado

A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada esta segunda-feira de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil.

"O rio subiu esta madrugada como prevíamos e, tal como foi alertado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não está a descer, continua com um nível muito elevado", revelou à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

Por isso, durante a madrugada, "alagou um pouco a marginal do lado da câmara municipal, mas já baixou, e inundou a Avenida dos Aviadores até ao mercado municipal, subindo cerca de um metro, sem baixar", precisou a mesma fonte.

Hoje às 09h30

Autocarro com crianças e idosos preso em estrada de Castro Daire devido à neve

Um autocarro onde seguem entre 25 a 30 entre crianças e idosos ficou preso na neve na Serra de Montemuro em Castro Daire, esta terça-feira. O veículo ficou retido numa estrada secundária perto da EN321.

Os passageiros já estão a ser retirados pelos bombeiros.

"[A estrada] em baixo estava húmida, estava transitável. Aqui [em cima] já estava gelada, bloqueou mesmo, começou ligeiramente a fugir", disse o motorista à SIC.

Autocarro com crianças e idosos preso em estrada de Castro Daire devido à neve
Autocarro com crianças e idosos preso em estrada de Castro Daire devido à neve
Hoje às 09h12

Proteção civil registou cerca de 40 ocorrências entre as 00h00 e as 08h30

A Proteção civil registou 38 ocorrências, entre as 00h00 e as 08h30 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Oliveira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que a "noite foi calma, comparativamente aos dias anteriores, não tendo sido reportadas situações significativas.

"Entre as 00h00 e as 08h30 foram registadas 38 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria limpezas de via e na Grande Lisboa e Região de Coimbra", indicou.

Hoje às 09h03

Parede de casa devoluta colapsa em Coimbra devido ao mau tempo

A parede de uma casa devoluta ruiu, em Coimbra, devido à chuva forte, na noite de segunda-feira. A derrocada alastrou-se à faixa de rodagem, pelo que o trânsito está a circular de forma condicionada.

No local foi montado um perímetro de segurança pela PSP. Os bombeiros também estiveram no local.

Hoje às 08h26

Forças Armadas com 30 botes posicionados em zonas de risco severo de cheias

As Forças Armadas já destacaram 1.975 militares para apoio às populações desde quarta-feira e posicionaram 30 botes e respetivas equipas em zonas de risco severo de cheias, devido à previsão de agravamento do estado do tempo.

Em comunicado divulgado na segunda-feira à noite, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sublinhou o posicionamento de 30 botes e respetivas equipas "nas zonas de risco severo de cheias nos rios Douro, Mondego, Tejo e Vouga".

Entre quarta-feira e segunda-feira, estiveram 1.975 militares, com 356 viaturas e 32 máquinas de engenharia, em apoio direto às populações, números que não incluem "o pessoal em alerta nem os militares envolvidos na preparação e apoio logístico aos módulos envolvidos".

Hoje às 08h26

Bombeiros Voluntários de Leiria ficaram sem telhado e já angariaram mais de 52.600 euros

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria ficou completamente destelhado à passagem da depressão Kristin, tendo uma ação de 'crowdfunding' angariado quase 52.600 euros dos 60 mil necessários para obras, em quatro dias.

Com danos profundos na estrutura, os prejuízos são avultados, na ordem dos "milhares de euros", constatou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, José Almeida Lopes.

Há quatro dias, foi lançado um 'crowdfunding' com o objetivo de angariar 60 mil euros. Esta terça-feira, pelas 07h45, já tinham sido arrecadados 52.673 euros, que servirão para reconstruir o quartel, executar obras imediatas para repor a capacidade operacional e substituir equipamentos essenciais perdidos ou danificados.

Hoje às 08h24

Sequências de tempestades são raras e a culpa é do anticiclone dos Açores, diz especialista

Portugal Continental foi atingido, entre 22 e 28 de janeiro, por três tempestades consecutivas - Ingrid, Joseph e Kristin -, a última das quais deixou pelo menos dez mortos e um rasto de destruição sobretudo nos distritos de Leiria, Coimbra e Santarém.

Em entrevista à Lusa, o físico da Atmosfera e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa admite que um conjunto de depressões como as da semana passada "não é uma coisa muito frequente", mas relativiza, afirmando: "Sempre tivemos e sempre teremos estes processos, chamados comboios de depressões".

Hoje às 08h18

Cidadã de nacionalidade moçambicana morre em Portugal durante tempestade, confirma embaixadora

, confirmou a embaixadora de Moçambique em Lisboa, adiantando que as autoridades locais estão a investigar o caso.

"Confirmamos que deu entrada no hospital de Leiria [em Portugal] de um corpo de uma mulher de 28 anos, natural de Moçambique, em Maputo, que estava em Portugal há menos de um mês", avançou a embaixadora moçambicana em Portugal, Stella Pinto, citada esta terça-feira pela comunicação social.

Hoje às 08h17

Linha do Norte reaberta para comboios de longo curso entre Braga e Lisboa

, esta terça-feira, prevendo-se a realização de todos os comboios, informou a CP pelas 06h00.

De acordo com a empresa será ainda reposto, esta terça-feira, o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, em todo o trajeto.

Numa nota divulgada na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa na Linha do Douro, entre a Régua e Pocinho, a Linha do Oeste e os Urbanos de Coimbra.

Hoje às 08h16

Inundação provocada pela chuva forte causa dois desalojados em Penafiel

Uma inundação, provocada pela chuva forte, no rés-do-chão de um edifício de apartamentos provocou dois desalojados em Penafiel, no distrito do Porto, disse, esta terça-feira, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa.

A ocorrência, provocada por chuva forte, foi registada às 23h05 de segunda-feira na freguesia de Termas de São Vicente.

À Lusa, cerca das 06h00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa indicou que duas pessoas ficaram desalojadas, sendo acolhidas em casa de familiares.

"Os bombeiros estão agora a efetuar limpezas e a proceder à bombagem da água", acrescentou.

Hoje às 08h14

Nova depressão afeta Portugal: vários distritos com avisos devido à chuva, vento, neve e ondulação

Portugal continental irá começar a sentir os efeitos da depressão Leonardo "inicialmente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal a ela associado, a partir do final da tarde" desta terça-feira, "com precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 quilómetros/hora no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 quilómetros/hora nas terras altas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8