Ministério Público acusa Ilderlane de ter assassinado Lucinete com um bloco de cimento, na Amadora.
1 / 2
Quando Lucinete Freitas começou a trabalhar no apartamento de Hélder e Ilderlane Ferreira, em meados do ano passado na Amadora, como ama de um bebé com menos de um ano, apanhou um casal desavindo em processo de separação. As discussões eram frequentes, com Lucinete a estabelecer mais confiança com Hélder, o que despoletou desde logo ciúmes em Ilderlane. A ama acabou assassinada com quatro pancadas na cabeça dadas com um bloco de cimento de 25 quilos. Ilderlane foi esta segunda-feira acusada pelo Ministério Público por quatro crimes: homicídio qualificado, detenção de arma proibida, profanação de cadáver e falsidade informática. Este último crime deriva do facto de Ilderlane ter criado um perfil falso no ‘Whatsaap’ para conseguir ter acesso ao que a sua empregada dizia sobre si. Segundo a procuradora do MP “a arguida, visando obter informações sobre o que a vítima pensava e dizia a terceiros sobre si adquiriu um cartão ‘sim’ pré-pago e criou um perfil falso com o nome correspondente a uma pessoa amiga de Lucinete Freitas. Fazendo-se passar pela amiga, a arguida estabeleceu conversações com a vítima, nas quais veio a aperceber-se que esta tecia comentários que considerava serem negativos sobre si”. E acrescenta a magistrada: “movida pelo desejo de vingança, a arguida elaborou um plano que visou afastar a vítima do seu seio familiar, formulando então o propósito de lhe tirar a vida”.
O crime ocorreu no dia 5 de dezembro. Lucinete pelas 18h00 quando se preparava para sair da casa da patroa após um dia de trabalho foi confrontada por Ilderlane, que deixou o bebé em casa de uma amiga. Lucinete foi levada para um local ermo. Na bagageira de um carro alugado, a homicida levava uma faca de cozinha com a qual ameaçou Lucinete. Numa luta entre as duas mulheres, Lucinete acabou por ser espancada com o bloco de cimento. O cadáver só foi encontrado no dia 12. A patroa acabou detida poucos dias depois, estando desde essa altura presa preventivamente na cadeia feminina de Tires.
Lucinete deixou marido e um filho de 14 anos, que estavam a planear vir para Portugal. Segundo o MP ainda não foi requerida indemnização, mas a procuradora pede “que seja arbitrada indemnização aos legais herdeiros da vítima”.
Pedro Pestana, advogado de Ilderlane entende que o resultado da perícia psiquiátrica devia ter sido tido em conta na acusação. “A procuradora deduziu acusação sem aguardar os resultados da perícia psiquiátrica, requerida pela defesa da arguida. Não a critico, porque sei que tem prazos a cumprir. Contudo, muito sinceramente, tenho a convicção que o resultado da perícia vai constatar os efeitos da depressão pós-parto e das ideações delirantes que afetaram a minha cliente”, disse o advogado ao nosso jornal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.