Benfica nunca venceu o Bayern... Será desta?
Águias defrontam bávaros nos "quartos" da Champions.
Saiu das mãos de Gianluca Zambrotta, antigo internacional italiano, o adversário do Benfica nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Os bicampeões nacionais vão defrontar o Bayern Munique, um dos principais candidatos à conquista da competição.
Os encarnados deslocam-se na 1.ª mão ao Allianz Arena, numa partida agendada para 5 de abril. No dia 13, os dois clubes voltam a medir forças, desta feita no Estádio da Luz.
No confronto histórico entre os dois emblemas, os alemães estão em clara vantagem. Em seis duelos, os bávaros venceram em quatro ocasiões e registou-se um empate nos restantes dois confrontos. Na primeira vez que os dois conjuntos se defrontaram foi em 1976, numa partida que terminou empatada a zero. Na 2.ª mão, na Alemanha, triunfo para a equipa da casa, que goleou o Benfica por 5-1.
Em 1981, novamente para a Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões), a eliminatória voltou a pender para o Bayern, que empatou em Lisboa a zero e venceu em solo germânico por 4-1.
O último embate foi ainda mais penoso para o Benfica, que até marcou dois golos - apontados por Dimas, em Munique, e Valdo, na Luz -, mas perdeu os dois embates, por 4-1 e 3-1, na terceira ronda da Taça UEFA 1995/1996. O avançado alemão Jürgen Klinsmann marcou seis dos sete tiros certeiros do Bayern.
Curiosamente, sempre que encontraram o Benfica, os bávaros atingiram a final das respetivas provas, vencendo a Taça dos Campeões em 1975/1976 e a Taça UEFA em 1995/1996. Em 1981/1982, perdeu o título europeu para o Aston Villa (0-1).
Já o Benfica procura a primeira presença nas meias-finais na "era Champions", criada na época desde 1992/1993. Será desta vez que conseguirá atingir as meias-finais da prova, após três tentativas falhadas?
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt