Botafogo de Renato Paiva abate campeão europeu
Treinador português diz que "cemitério do futebol está cheio de favoritos".
Sob o comando técnico de Renato Paiva, o Botafogo causou sensação ao vencer o campeão europeu PSG. Um golo do avançado Igor Jesus, aos 36 minutos, deu a vitória (1-0) aos brasileiros, que ascenderam à liderança do grupo B.
Paiva, um treinador de 55 anos e que em Portugal (nasceu em Pedrógão Pequeno, distrito de Castelo Branco) nunca treinou uma equipa de primeira divisão. Fez grande parte da carreira na formação do Benfica e dirigiu durante três anos, entre 2018 e 2021, a formação B do clube da Luz. Rumou depois às Américas. Independiente del Valle (Equador), Clube Léon (México), Bahia (Brasil), Toluca (México) foram os clubes que treinou antes de pegar no Botafogo, convidado pelo magnata John Textor. “Isto é histórico por várias coisas”, disse no final do jogo. “Era umconfronto dos continentes. Eu estou muito feliz pelo Brasil, pelo país, pelo jogador brasileiro, pelo treinador brasileiro, pelo treinador estrangeiro que trabalha no Brasil. Estavam em campo o confronto entre o vencedor da Champions League, competição que tinha vencido há três semanas, e o clube detentor da Copa Libertadores”. E acrescentou ainda “No futebol, há sempre uma possibilidade de ganhar um jogo destes. A história do futebol diz isso e eu disse antes do jogo que o cemitério do futebol está cheio de favoritos”.
Já Luis Enrique, treinador do PSG, deixou um forte elogio ao Botafogo. “Foi a equipa que melhor nos defendeu durante toda a época”. Vitinha e Gonçalo Ramos foram titulares na equipa francesa, Nuno Mendes e João Neves entraram no decorrer da segunda parte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt