Clã Conceição: histórias de encantar com um quarto de século de diferença

Sérgio Conceição ‘derreteu’ os alemães em Roterdão, no Europeu de 2000, com três golos. Como um pai pode inspirar o filho, até nos detalhes.

06 de junho de 2025 às 01:30
Sérgio Conceição marca o segundo golo à Alemanha, em 2000 Foto: Francisco Paraíso
O golo de Francisco, na quarta-feira. Descubra as diferenças Foto: MIGUEL A. LOPES

1/2

Partilhar

Dia 20 de junho de 2000. Faz este mês 25 anos. Portugal defrontava a Alemanha no terceiro jogo da fase de grupos do Europeu disputado na Bélgica e Países Baixos. Com a equipa das quinas já apurada, o selecionador Humberto Coelho fez alinhar um onze alternativo. Não havia motivos para prever que esse duelo ficasse na história. Mas ficou. Por culpa de Sérgio Conceição, que fez o jogo de uma vida. A atuar como ala-direito num sistema de três centrais, modelo tático esta sexta-feira tão em voga, marcou três golos na vitória épica por 3-0. Pim, pam, pum.

Desde esse dia mágico nunca mais Portugal tinha ganho à Alemanha. Até aparecer… outro Conceição, na noite de quarta-feira, em Munique. Francisco, um dos cinco filhos do carrasco de Roterdão, assim o recordam os germânicos, foi decisivo no triunfo por 2-1 que abre as portas da final da Liga das Nações. Com uma particularidade acrescida: o seu golo (na altura 1-1) foi gestualmente uma cópia do ‘pam’ (o segundo golo) do progenitor, há um quarto de século. “Já vi muitas vezes os golos do meu pai. É um orgulho enorme para mim. A última vitória frente à Alemanha foi há 25 anos e o meu pai fez os três golos. Fiz só um, mas valeu”, disse Francisco Conceição após o jogo desta semana. Que, tal como o outro, também tem uma história dentro.

Pub

João Neves e Vitinha geridos com pinças 

Roberto Martínez optou por colocar João Neves na lateral direita da defesa, frente à Alemanha, por nessa posição ter de correr menos, evitando assim maior desgaste físico de forma a tê-lo fresco para domingo, sabe o CM. Já Vitinha não foi titular porque não reunia condições físicas de fazer o jogo todo. A opção foi então colocá-lo em campo apenas na fase em que poderia ser mais decisivo. O que acabou por resultar. 

Espanha é o adversário na final 

Pub

Espanha venceu a França por 5-4 e vai defrontar Portugal na final da Liga das Nações, no domingo (20h00), em Munique (Alemanha). Os espanhóis estiveram a vencer por 4-0 e 5-1, mas não escaparam a um susto na fase final do jogo - os gauleses marcaram três golos a partir do minuto 79. Yamal destacou-se na seleção espanhola com um bis. 

1 / 1
FOTO: ANNA SZILAGYI/ epa
Jogador da seleção espanhola disputa a bola durante o jogo

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar