page view

Advogado de José Sócrates renuncia ao mandato

Pedro Delille apresentou um requerimento descrevendo o processo como um 'julgamento a brincar'. José Ramos nomeado como advogado oficioso de Sócrates.

04 de novembro de 2025 às 09:56
A carregar o vídeo ...

Advogado de José Sócrates renuncia ao mandato

O advogado de José Sócrates renunciou ao mandato de representação do antigo primeiro-ministro esta terça-feira, ao início de mais uma sessão da Operação Marquês. Fontes do tribunal confirmaram que Pedro Delille apresentou um requerimento ao tribunal nesse sentido.

Na sessão, que deveria ter começado pelas 10h00, deverão ser ouvidos o antigo ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha e a ex-secretária pessoal de Sócrates, Maria João Santos.

Os procedimentos foram interrompidos durante alguns minutos até que a situação de representação do antigo primeiro-ministro fosse resolvida. O advogado José Ramos foi indicado como novo representante oficioso de Sócrates.

No requerimento a que o CM teve acesso, Pedro Delille justificou a decisão com os momentos de tensão vividos na passada quinta-feira, que levaram a juíza do processo a apresentar uma uma participação formal à Ordem dos Advogados após um atraso do agora ex-advogado de Sócrates.

"Fiquei definitiva e absolutamente convencido, após o episódio da passada quinta-feira (...) de que continuar este neste julgamento violenta em termos insuportáveis a minha consciência como advogado e a ética que me imponho", pode ler-se no documento.

"Repudio e recuso participar e validar, um minuto mais que seja, neste simulacro de julgamento, neste 'julgamento a brincar'", acrescenta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8