Belenenses vira o resultado e impõe vitória surpreendente sobre o Sporting
Sporting perde por 1-3, em jogo matinal disputado em Alvalade.
Derrota surpreendente do Sporting que dominou o jogo até fazer o 1-0. Depois, o Beleneneses empatou de penálti e o Sporting adormeceu. Golos do Belém revelam grande fragilidade defensiva dos leões. A equipa de Domingos Paciência soube ser fria e cínica, matando o jogo nas únicas oportunidades de que dispôs.
Com este resultado, o Sporting esgota os objetivos desportivos para a época em curso. Os de Alvalade terão de contentar-se com o terceiro lugar no campeonato. A matemática mostra que, na melhor das hipóteses, o Sporting só consegue igualar os 73 pontos que o FC Porto tem se ganhar os dois últimos jogos e os portistas perderem ambas as partidas. Mas, ainda assim, o Porto tem vantagem na diferença de golos - uma diferença de 18 golos, que só dois milagres poderiam inverter.
O Sporting tem neste momento uma vantagem de oito pontos para o Guimarães, que é quarto classificado e joga este domingo em casa com o Arouca. Os vimarenenes podem ficar a cinco do Sporting, a duas jornadas do fim. No confronto direto entre as duas equipas há dois empates, mas o Sporting tem mais 14 golos na diferença entre marcados e sofridos.
Termina o jogo em Alvalade.
87' - Golo do Belenenses. Gonçalo Silva conclui excelente jogada do ataque do Belém, com os jogadores a trocar a bola na área perante a passividade total da defesa leonina. 84'- Golo do Belenenses. 82' - 80' - Grande falhanço de Castaignos. 78' -
77' - Substituição do Beleneneses. Mica Pinto rende Camará. 75' - 68' -
65' - Golo do Belenenses.
64' - Penálti para o Belenenses.
62' - Livre perigoso para o Belenenses, a castigar falta de Adrien à entrada da área. Na cobrança, André Sousa manda a bola a poucos centímetros da trave, 59' -
51' - GOLO DO SPORTING. Bruno César aparece ao segundo poste a emendar um cruzamento de Ruiz que beijou a barra. Brasileiro entrou de carrinho a desviar e magoou-se ao chocar com o poste. 47' -
45' - Joga-se a segunda parte em Alvalade
Intervalo em Alvalade. O Sporting domina o jogo e tem muito mais bola, mas cria poucas situações de perigo. O Belenenses mostra excelente organização defensiva e não tem dado espaço nem tempo aos avançados leoninos. Os azuis têm atacado pouco, e sem situações de golo.
46' -Bruno César bate a falta para a cabeça de Coates, que atira muito por cima da barra 45' - 42' - 37' - 32' -
31' - 27' - 26' - 18' - 16' - 14' -
13' - 10' - 6' - 4' - 0'
Estarão em Alvalade cerca de 40 mil adeptos. Sportinguistas aderiram ao horário matinal.
O Sporting recebe na manhã deste domingo o Belenenses, em jogo a contar para a 32ª jornada da Primeira Liga.
Já são conhecidos os onzes das duas equipas:
Sporting: Rui Patrício; Schelotto, Coates, Paulo Oliveira, Marvin Zeegelaar; William; Matheus, Adrien, Bruno César; Bryan Ruiz e Bas Dost
Belenenses:
Ventura;
Edgar Ié, Dinis Almeida, Gonçalo Silva, Florent Hanin;
João Diogo, Vítor Gomes, Persson e André Sousa; Juanto e Abel Camará
A equipa de Jorge Jesus sobe ao relvado num horário que há muito não se via em Alvalade (11h45) com a motivação em alta para tentar chegar ao 2º lugar. Isto porque o empate do FC Porto no Funchal deixa os leões, em caso de vitória, a apenas três pontos dos rivais do norte.
A duas jornadas do fim, os leões querem manter acesa a luta pela posição que dá acesso direto à Liga dos Campeões (o terceiro lugar tem de ir à pré-eliminatória). Tarefa difícil, dado que, embora as equipas estejam empatadas no confronto direto - ambas ganharam em casa por 2-1 - o FC Porto leva uma larga vantagem na diferença de golos. Ou seja, os portistas teriam que perder pontos nos dois jogos que faltam para o Sporting os ultrapassar.
Quanto à corrida ao título, a coisa pode ficar arrumada este domingo, no que diz respeito às aspirações do Sporting. Caso o Benfica pontue em Vila do Conde, o Sporting fica matematicamente impossibilitado de ser campeão.
Do lado do Belenenses, os azuis chegam a Alvalade no 13º lugar da competição, já sem grandes objetivos por que lutar. Mas a equipa liderada por Domingos Paciência tem sofrido contestação interna. Ainda no sábado, os adeptos do clube de Belém invadiram o treino, a pedir justificações pela quebra de forma da equipa.
Na memória de todos estará ainda o jogo da primeira volta, no Restelo. Num jogo muito renhido, os leões só conseguiram garantir a vitória por 1-0 com um golo aos 93 minutos, obra do suspeito do costume: Bas Dost.
O holandês entra este domingo em campo para tentar reduzir a diferença que o separa para Lionel Messi na corrida à bota de ouro. Mas o astro argentino do Barcelona marcou mais dois golos no sábado e soma agora 35 no campeonato espanhol, mais quatro do que os 31 do goleador leonino.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt