Contas do FC Porto com lucro de 1,9 milhões de euros no 1.º semestre de 2025/26
Dragões destacam ausência "da receita muito mais significativa da Liga dos Campeões".
O FC Porto apresentou as contas da SAD relativas ao 1.º semestre de 2025/26, destacando um resultado líquido consolidado positivo de 1,9 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros face ao período homólogo, cujo resultado tinha sido de 600 mil euros. No que diz respeito ao resultado atribuível "aos detentores de capital da empresa mãe", o balanço foi negativo em 900 mil euros, "uma deterioração face ao valor positivo de 300 mil euros no primeiro semestre de 2024/2025, dado o crescimento dos interesses minoritários", explicaram os dragões, situação que resulta essencialmente dos 30% da Porto Stadco que foram alienados.
"Estes resultados são de destacar, uma vez que ambos foram obtidos em exercícios económicos em que o FC Porto participou na Liga Europa, não dispondo da receita muito mais significativa da Liga dos Campeões", destacaram os azuis e brancos no comunicado à CMVM, entre outros pormenores.
A saber:
"As receitas operacionais excluindo passes de jogadores atingiram os 80,9 milhões de euros, crescendo 3,8 milhões de euros face aos 77,1 milhões de euros do período homólogo, apesar de ter registado uma redução de 2,2 milhões de euros nas receitas de direitos televisivos por se ter registado menos um jogo da Liga Portuguesa face ao período homólogo.
Resultados relacionados com passes de jogadores atingiram os 41,6 milhões de euros, crescendo 15,3 milhões de euros face aos 26,4 milhões de euros do período homólogo.
EBITDA (Cash Flow operacional) atingiu os 39,3 milhões de euros, no período em análise, face aos 35,1 milhões de euros do período homólogo, refletindo os meios libertos pela atividade operacional da sociedade.
Custos financeiros líquidos reduziram-se 2,2 milhões de euros para os 10,5 milhões de euros no semestre, como resultado da redução da dívida financeira e da redução do custo médio da dívida por refinanciamento da dívida financeira mais onerosa.
Capital próprio consolidado da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD recuperou 4,2 milhões de euros face a 30 de junho, atingindo, em 31 de dezembro de 2025, o valor negativo de 6,2 milhões de euros, face ao valor negativo de 10,5 milhões de euros em 30 de junho de 2025.
Dívida financeira líquida reduz 46,4 milhões de euros, com o Passivo da Sociedade a reduzir 2,0 milhões de euros, face a 30 de junho."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt