Cristiano Ronaldo insurge-se contra o racismo
Português condenou os cânticos racistas a Koulibaly no jogo frente ao Inter.
No Mundo e no futebol desejo sempre educação e respeito. Não ao racismo ou a qualquer ofensa e discriminação", disse Cristiano Ronaldo. O português apoiou Kalidou Koulibaly (Nápoles), que foi alvo de insultos racistas por parte dos adeptos do Inter.
O defesa, de 27 anos, foi expulso durante o jogo (vitória do Inter por 1-0) e também teve uma palavra a dizer nas redes sociais: "Estou desiludido pela derrota e ainda mais por ter deixado os meus irmãos. Mas orgulho-me da cor da minha pele e em ser francês, senegalês, napolitano: homem".
Carlo Ancelotti, treinador dos napolitanos, condenou os atos racistas dos adeptos e falou do estado emocional de Koulibaly. "Ele estava nervoso. Costuma ser sempre correto e profissional, mas houve sons racistas durante todo o jogo. O jogador não estava calmo por causa de tudo o que estava a acontecer".
O técnico chegou a dizer que pediu para suspender o jogo, mas não teve sucesso. "Havia um ambiente estranho. Pedimos três vezes para suspenderem o jogo, três intervenções do ‘speaker’. Talvez tenhamos de agir pelas nossas próprias mãos e pararmos de jogar na próxima vez que isto acontecer."
No entanto, os insultos racistas não foram o único problema do jogo do Nápoles frente ao Inter.
Antes do início da partida, os adeptos de ambas as equipas envolveram-se em confrontos fora do estádio: um adepto do Inter foi atropelado por uma carrinha de apoiantes do Nápoles e não resistiu aos graves ferimentos. Para além disso, mais quatro adeptos foram esfaqueados e transportados para o hospital.
PORMENORES
Inter castigado
A Liga italiana castigou o Inter com dois jogos à porta fechada, devido aos cânticos racistas e aos incidentes que provocaram a morte de um adepto nas imediações do Giuseppe Meazza.
Mais casos
Jogadores como Mario Balotelli (2013), Kevin-Prince Boateng (2013) e Blaise Matuidi (2018) já foram alvos de racismo em jogos da Liga italiana. Um ato que tem manchado o campeonato.
Solidários
A Roma mostrou-se solidária com Koulibaly nas redes sociais. A federação senegalesa, Mauro Icardi (Inter) e Sadio Mané (Liverpool) também deixaram mensagens de apoio ao jogador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt