Declarações após o Polónia-Portugal

Seleção passou às meias-finais do Euro2016.

30 de junho de 2016 às 23:13
Renato Sanches, Portugal, Ricardo Quaresma, Adrien Silva, Rui Patrício, Cédric, desporto, futebol Foto: Pedro Ferreira
Partilhar

Renato Sanches (jogador de Portugal e eleito homem do jogo): "Está a ser um grande momento para a equipa e para mim. Temos feito o nosso trabalho, dando o nosso melhor em cada jogo. As pessoas criticam-nos, mas não nos importamos, pois estamos nas meias-finais.

Sofremos um golo muito cedo, mas acreditámos até ao fim e demos tudo até ao último minuto. O golo surgiu na sequência de uma jogada desenhada no momento e acabou por dar golo.

Pub

A seguir às conquistas da equipa, os prémios individuais é o que conta. Estou muito contente por ter recebido este prémio. É assim que construímos o nosso currículo.

A 'estrelinha' vem do trabalho. Mas também temos de ter sorte e não azar. Quem trabalha também tem estrelinha.

Pub

Nos penáltis, o mister perguntou quem queria bater. O primeiro foi o Ronaldo e eu disse que batia o segundo. O 'mister' teve confiança em mim e eu tive confiança para pedir. Naquele momento só me passava pela cabeça o golo. Estava tranquilo. Como faço nos treinos, escolhi o lado, parti para a bola e rematei."

Cristiano Ronaldo (capitão de Portugal): "Portugal está nas semi-finais, o objetivo foi cumprido, a equipa está toda de parabéns, os treinadores, o 'staff', Portugal, as pessoas que nos apoiaram aqui em França, mas também em Portugal. Foi uma noite inesquecível. Desta vez ganhámos nos penáltis, marcámos melhor."

"Durante o jogo tivemos algumas oportunidades, não conseguimos concretizar, mas o objetivo foi cumprido."

Pub

"É um sonho que se aproxima. Agora, tudo pode acontecer."

"Não me falta nada. Se eu terminasse a carreira hoje, sentir-me-ia um privilegiado, porque a carreira que estou a fazer é um sonho. Obviamente que não escondo que adorava e sonhava ganhar um título pela seleção nacional. Estamos no caminho certo e espero que seja desta vez."

(Adversário nas meias-finais) "Venha o diabo e escolha. São duas equipas que vão jogar os 'quartos' e estão bem. O País de Gales tem surpreendido no torneio, tal como a Islândia, enquanto a Bélgica tem mostrado, nos últimos anos, que é uma excelente equipa."

Pub

Ricardo Quaresma (jogador de Portugal): "Significa muito. Para mais, hoje tinha o país nas minhas costas. Para sermos campeões temos de ter sorte. Já tinha o meu sítio definido, estive atento ao guarda-redes. Um penálti é uma sorte e graças a Deus eu tive essa sorte e demos um passo importante. Sempre disse que isto não é como começa, é como acaba. Não começámos da melhor maneira, mas agora estamos a caminhar da melhor maneira. Vou continuar o meu trabalho, a acreditar nesta equipa e nesta equipa técnica."

Nani (jogador de Portugal): "Muito cansado, mas sabe bem depois de um esforço enorme. Jogámos bem, muito melhor do que no jogo passado e a vitória foi merecida. O futebol é mesmo assim, as grandes equipas têm de saber reagir em momentos adversos. Sofremos um golo, mas não baixámos os braços. Seja quem for que nos calhar temos que encarar com a mesma personalidade."

João Moutinho (jogador de Portugal): "Estou aqui para ajudar o grupo como tenho feito em todos os jogos. Tento satisfazer o que o treinador me pede e tenho que dar o meu melhor. Vou continuar assim. Se o treinador assim quiser, vou continuar a ajudar a seleção nacional a atingir os seus objetivos, como aconteceu hoje. Tentei dar o meu melhor nos outros jogos, como tentei dar neste. Felizmente, conseguimos o apuramento e estamos todos de parabéns."

Pub

"Todos tínhamos a confiança que podíamos marcar os penáltis e confiança no Rui Patrício que podia defender. Foi com esse espírito que fomos para as grandes penalidades. Tivemos muito bem a bater e tivemos um Rui em grande."

Rui Patrício (guarda-redes de Portugal): "Nos penáltis, cada uma tem a sua estratégia. Tentámos dar o nosso melhor. O mais importante é termos conseguido a meia-final. É um prémio para o trabalho de todo o grupo."

"Sabíamos que ir ser um jogo difícil e complicado, mas conseguimos o nosso objetivo. Foi mérito de toda a equipa. Trabalhámos muito para estar nas meias-finais e conseguimos.". 

Pub

Adrien Silva (jogador de Portugal): "O que mais importa é seguir em frente, com este espírito. Conheço bem o Rui [companheiro no Sporting], sei que ele tem muitas capacidades, mas os meus colegas foram exemplares."

Cédric (jogador de Portugal): "O futebol é isto. Estou sempre atento a todos os jogos de alto nível. O que interessa é salientar a união de toda a equipa."

Adam Nawalka (selecionador da Polónia): "É um momento muito duro para nós. Os jogadores deram tudo o que tinham, foram bravos em todo o torneio. Não perdemos um jogo neste torneio. Tivemos algumas oportunidades neste jogo, mas perdemos nos penáltis.

Pub

É preciso olhar para o futuro com otimismo, porque fizemos um bom torneio. Foi isso que disse aos jogadores no balneário.

Estamos a evoluir e este campeonato provou isso mesmo, tanto nos jogos da fase de grupos, como na fase a eliminar. Foram jogos muito bons para nós. Jogámos um futebol muito interessante.

O Robert Lewandowski é e continuará a ser um dos valores mais importantes da nossa equipa. É o capitão e um exemplo dentro e fora de campo. O seu comportamento é de louvar. Estou muito contente com o seu comportamento."

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar