Lopetegui desperdiça milhões
Derrota do FC Porto em Stamford Bridge dita afastamento.
O FC Porto foi esta quarta-feira eliminado da Liga dos Campeões após derrota com o Chelsea de José Mourinho, num jogo marcado pelos equívocos táticos de Julen Lopetegui.
Mudar do habitual 4x3x3 para um 5x3x2 (que mudava para 3x5x2 nas ações ofensivas) num jogo em que a vitória era fundamental (desde que o D. Kiev vencesse o Maccabi) só podia dar mau resultado.
Julen Lopetegui apostou em três centrais, com os laterais a darem profundidade. Se a ideia até podia ser boa, o resultado acabou por se revelar desastroso. Com Aboubakar, habitual referência do ataque, no banco de suplentes, os dragões viram logo aos 12 minutos o Chelsea marcar num lance infeliz de Marcano.
A vantagem conferiu segurança à equipa de José Mourinho, que teve em Hazard, Diego Costa e Willian verdadeiros quebra-cabeças para a lenta defensiva portista.
Ao intervalo, o FC Porto estava em desvantagem, mas nem isso fez Lopetegui mudar no onze com objetivo de dar mais apoio aos homens mais avançados (Brahimi e Corona). Agradeceu o Chelsea, que dilatou o marcador por Willian a passe de Diego Costa.
Este golo obrigou (finalmente) o treinador portista a mexer. Fez entrar Rúben Neves para o lugar de Maxi e retirou Imbula para colocar Aboubakar – a referência atacante que tanta falta fez aos dragões em vários momentos do jogo.
O principal lance de perigo portista surgiu só aos 77’ quando Tello disparou rasteiro para defesa de Courtois. Pouco para uma equipa que viveu sempre dos rasgos de Brahimi.
Do outro lado prevaleceu a experiência e maior tranquilidade do Chelsea de Mourinho que, embora com menor posse de bola, podia ter feito mais golos na segunda parte. Casillas, com 3 boas intervenções (chegou mesmo a sair da grande área, algo pouco comum), evitou um resultado mais desfavorável.Até ao final, os campeões ingleses limitaram-se a gerir o resultado. Já em tempo de compensação, Brahimi fez um remate perigoso à baliza de Courtois, mas não conseguiu evitar o pior cenário para a equipa lusa.
O FC Porto foi eliminado de um grupo que chegou a liderar confortavelmente. A equipa portuguesa joga agora na Liga Europa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt