Parlamento põe Eusébio no Panteão

Grupo de trabalho vai organizar e agendar a cerimónia, que pode acontecer até agosto.

21 de fevereiro de 2015 às 10:00
Eusébio, ascende, Panteão Foto: D.R.
Partilhar

As glórias de Eusébio da Silva Ferreira vão ter honras no Panteão Nacional. A trasladação do antigo futebolista do Benfica, falecido a 5 de janeiro de 2014, ficou ontem decida por unanimidade na Assembleia da República, e tudo aponta que irá acontecer até agosto.

O Pantera Negra deverá ocupar a sala 2, onde se encontram os corpos do general Humberto Delgado, do escritor Aquilino Ribeiro e da escritora Sophia de Mello Breyner, a última personalidade a ir para o Panteão, a 2 de julho de 2014.

Pub

O documento aprovado destaca "o homem solidário, o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo". O Parlamento vai agora criar um grupo de trabalho para organizar e agendar a cerimónia.

Eusébio da Silva Ferreira morreu aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. Ao longo da carreira acumulou feitos: foi eleito o melhor jogador do Mundo em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de 1966, em Inglaterra, o ‘king’, como também era conhecido, foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Ganhou uma Taça dos Campeões e 11 campeonatos nacionais. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar