Ex-jogadores, dirigentes e amigos marcaram presença na cerimónia.
Os restos mortais de Eusébio percorrem, esta sexta-feira, as ruas de Lisboa. A última viagem do ‘Pantera Negra’ será feita entre o cemitério do Lumiar e o Panteão Nacional, fazendo paragens no Seminário da Luz, Estádio da Luz, Parque Eduardo VII, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Assembleia da República. Os restos mortais de Eusébio, antigo futebolista do Benfica e da seleção e símbolo do desporto português, repousam já no Panteão Nacional depois de uma cerimónia emotiva que culminou um cortejo fúnebre acompanhado por muitas centenas de pessoas.
20h00
Rui Costa recordou hoje, após a cerimónia de trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional, o momento em que a 'pantera negra' lhe disse que ficaria no Benfica, enquanto Rui Vitória se sente orgulhoso por presenciar esta homenagem.
19h47
O Presidente da República destacou hoje que o futebolista Eusébio "é, verdadeiramente, uma figura nacional", no discurso da cerimónia junto ao Panteão Nacional, "muito acima das querelas e das controvérsias" que marcam o quotidiano. "Eusébio é, verdadeiramente, uma figura nacional", vincou Cavaco Silva, depois de se associar, "com profunda emoção", à decisão unânime da Assembleia da República de conceder honras de Panteão Nacional ao antigo internacional português. Para o chefe de Estado, "como desportista, como ser humano, Eusébio da Silva Ferreira esteve sempre acima, muito acima, das querelas e das controvérsias que marcam o nosso quotidiano", independentemente de "divisões ideológicas ou simpatias clubísticas".
20h13
Várias personalidades do futebol português prestaram hoje uma homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, na cerimónia de trasladação do corpo para o Panteão Nacional, que consideraram justa. Antes dos discursos protocolares da cerimónia de transladação do corpo de Eusébio para o Panteão Nacional, Hilário, antigo jogador do Sporting e companheiro de Eusébio na seleção portuguesa, explicou que o 'pantera negra' era "um irmão", afirmando que a sua não ida para os 'leões' foi o seu "único desgosto".
19h37
A presidente da Assembleia da República (AR) lembrou Eusébio da Silva Ferreira, a quem são hoje concedidas honras de Panteão Nacional, como a "imagem de uma fraternidade universal", acrescentado que esta é "a homenagem de um povo inteiro". Durante a sua intervenção na cerimónia de trasladação do antigo futebolista da seleção portuguesa para o Panteão Nacional, em Lisboa, Assunção Esteves afirmou que "num país à espera da justiça ele era a imagem de uma fraternidade universal que um dia há de valer entre todos e em todos os lugares".
19h26
Rui Veloso canta duas músicas.
19h15
O antigo futebolista internacional português António Simões afirmou hoje que Eusébio, seu amigo e colega de equipa na seleção e no Benfica, "não morreu, só se ausentou fisicamente" e Portugal é que terá morrido "em parte". "Eusébio não morreu, só se ausentou fisicamente. Com o seu afastamento, nós é que morremos em parte. No meu caso, uma grande parte. A eternidade rima com ele, rima com imortalidade. Enquanto a bola chora - toda a bola chora -, recordamos o seu sorriso generoso e o sorriso à bola, expressão da nossa tão querida portugalidade", afirmou, no elogio fúnebre, junto ao Panteão Nacional.
19h11
Dulce Pontes canta o hino nacional.
19h00
O corpo de Eusébio chegou ao Panteão Nacional. Foi recebido por cerca de 600 pessoas. 18h28 Cortejo que vai levar Eusébio da Silva Ferreira ao Panteão Nacional entra na reta final. A urna com os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira está a cerca de um quilómetro do destino. 18h24 Após passar o Terreiro do Paço, a comitiva prossegue viagem até ao Panteão Nacional. (Urna com restos mortais de Eusébio passa junto à Praça do Comércio) 18h23 Benfiquistas correm vários quilómetros para acompanhar a última viagem de Eusébio da Silva Ferreira. 18h20 Estão muitas pessoas junto ao Terreiro do Paço, local onde vai passar Eusébio da Silva Ferreira antes de chegar ao Panteão Nacional. O cenário é fantástico e não é composto apenas por portugueses, mas também por vários turistas. 18h17 Restos mortais do ‘Pantera Negra’ próximos do Terreiro do Paço. 18h11 Rui Vitória, novo treinador do Benfica, e Rui Costa chegam ao Panteão Nacional. 18h03 Chegam à Assembleia da República os primeiros batedores. O armão militar que transporta a urna com os restos mortais de Eusébio aproxima-se, neste momento, da zona lateral do Parlamento. Ouvem-se também alguns adeptos. O padre que presidiu a cerimónia, os deputados e a presidente da AR, Assunção Esteves, assistem ao momento na fila da frente da escadaria e não esquecem os aplausos durante a passagem, sem parar, do armão militar.
18h28
Cortejo que vai levar Eusébio da Silva Ferreira ao Panteão Nacional entra na reta final. A urna com os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira está a cerca de um quilómetro do destino.
18h24
Após passar o Terreiro do Paço, a comitiva prossegue viagem até ao Panteão Nacional.
(Urna com restos mortais de Eusébio passa junto à Praça do Comércio)
18h23
Benfiquistas correm vários quilómetros para acompanhar a última viagem de Eusébio da Silva Ferreira.
18h20
Estão muitas pessoas junto ao Terreiro do Paço, local onde vai passar Eusébio da Silva Ferreira antes de chegar ao Panteão Nacional. O cenário é fantástico e não é composto apenas por portugueses, mas também por vários turistas.
18h17
Restos mortais do ‘Pantera Negra’ próximos do Terreiro do Paço.
18h11
Rui Vitória, novo treinador do Benfica, e Rui Costa chegam ao Panteão Nacional.
18h03
Chegam à Assembleia da República os primeiros batedores. O armão militar que transporta a urna com os restos mortais de Eusébio aproxima-se, neste momento, da zona lateral do Parlamento. Ouvem-se também alguns adeptos.
O padre que presidiu a cerimónia, os deputados e a presidente da AR, Assunção Esteves, assistem ao momento na fila da frente da escadaria e não esquecem os aplausos durante a passagem, sem parar, do armão militar.
Amigos recordam Eusébio
O momento também está a ser acompanhado de perto por vários adeptos que procuram seguir atrás da comitiva até ao Panteão Nacional, o último ponto deste percurso. 18h00 Presidente da Federação Portuguesa de Futebol chega ao Panteão Nacional. 17h51 Duas dezenas de deputados, de todos os grupos parlamentares, perfilam-se na escadaria da Assembleia da República para assistir à breve paragem que o armão militar vai fazer com a urna de Eusébio. Junto à AR há alguns adeptos mas, sobretudo, turistas. Pessoas que, ao verem o aparato, sobem a escadaria para tentar perceber o que está a acontecer.
18h00
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol chega ao Panteão Nacional.
17h51
Duas dezenas de deputados, de todos os grupos parlamentares, perfilam-se na escadaria da Assembleia da República para assistir à breve paragem que o armão militar vai fazer com a urna de Eusébio.
Junto à AR há alguns adeptos mas, sobretudo, turistas. Pessoas que, ao verem o aparato, sobem a escadaria para tentar perceber o que está a acontecer.
1 / 28
17h47 Armão militar segue para a Assembleia da República. 17h44 Cumpre-se a homenagem na Federação Portuguesa de Futebol. Grita-se o nome de Eusébio. Junto à estrada estão várias figuras de relevo do futebol português: o presidente da FPF Fernando Gomes, Luís Duque, presidente da Liga de Clubes, Fernando Santos, selecionador nacional, José Luís Arnaut, João Vieira Pinto e outros nomes ligados ao desporto.
Armão militar segue para a Assembleia da República.
17h44
Cumpre-se a homenagem na Federação Portuguesa de Futebol. Grita-se o nome de Eusébio.
Junto à estrada estão várias figuras de relevo do futebol português: o presidente da FPF Fernando Gomes, Luís Duque, presidente da Liga de Clubes, Fernando Santos, selecionador nacional, José Luís Arnaut, João Vieira Pinto e outros nomes ligados ao desporto.
Na FPF foi colocada também uma faixa que diz "as glórias vivem para sempre", com uma fotografia de Eusébio da Silva Ferreira. 17h41 Assembleia da República preparada para receber os restos mortais de Eusébio. 17h20 A seguir, a urna de Eusébio dirige-se para a FPF. Enquanto sai do Parque Eduardo VII ouvem-se muitos aplausos. 17h13 Transferência da urna de Eusébio para o veículo de tração animal. (Urna de Eusébio é transferida do carro fúnebre para o armão militar) 17h11 Carro que transporta os restos mortais de Eusébio pára junto ao Parque Eduardo VII. Centenas de pessoas aplaudem a passagem, muitas delas visivelmente emocionadas. 17h00 Carro que transporta os restos mortais de Eusébio está na zona do Saldanha. 16h55 Cavalos da GNR a chegar ao topo do Parque Eduardo VII, onde será feita a transferência da urna de Eusébio do carro fúnebre para o armão militar (charrete). (Cavalos da GNR preparam-se para a transferência da urna) 16h53 Urna passa na Avenida Eusébio da Silva Ferreira, junto ao Estádio da Luz. 16h44 Povo aplaude restos mortais de Eusébio ao som do hino do Benfica, junto ao Estádio da Luz. Cerca de duas centenas de pessoas estão junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, para prestar uma última homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, cujos restos mortais serão trasladados para o Panteão Nacional. (Urna de Eusébio parada junto ao Estádio da Luz) 16h36 Urna entra no carro fúnebre, que vai fazer o percurso até à próxima paragem do cortejo. 16h32 Urna de Eusébio, coberta com a bandeira de Portugal, abandona o Seminário da Luz. Os familiares do ‘Pantera Negra’ e membros da comitiva do Benfica dirigem-se para a parte de trás do local, onde têm à espera um autocarro. 15h48
17h41
Assembleia da República preparada para receber os restos mortais de Eusébio.
17h20
A seguir, a urna de Eusébio dirige-se para a FPF. Enquanto sai do Parque Eduardo VII ouvem-se muitos aplausos.
17h13
Transferência da urna de Eusébio para o veículo de tração animal.
(Urna de Eusébio é transferida do carro fúnebre para o armão militar)
17h11
Carro que transporta os restos mortais de Eusébio pára junto ao Parque Eduardo VII. Centenas de pessoas aplaudem a passagem, muitas delas visivelmente emocionadas.
17h00
Carro que transporta os restos mortais de Eusébio está na zona do Saldanha.
16h55
Cavalos da GNR a chegar ao topo do Parque Eduardo VII, onde será feita a transferência da urna de Eusébio do carro fúnebre para o armão militar (charrete).
(Cavalos da GNR preparam-se para a transferência da urna)
16h53
Urna passa na Avenida Eusébio da Silva Ferreira, junto ao Estádio da Luz.
16h44
Povo aplaude restos mortais de Eusébio ao som do hino do Benfica, junto ao Estádio da Luz.
Cerca de duas centenas de pessoas estão junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, para prestar uma última homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, cujos restos mortais serão trasladados para o Panteão Nacional.
(Urna de Eusébio parada junto ao Estádio da Luz)
16h36
Urna entra no carro fúnebre, que vai fazer o percurso até à próxima paragem do cortejo.
16h32
Urna de Eusébio, coberta com a bandeira de Portugal, abandona o Seminário da Luz. Os familiares do ‘Pantera Negra’ e membros da comitiva do Benfica dirigem-se para a parte de trás do local, onde têm à espera um autocarro.
Decorre a missa no Seminário da Luz. 15h45 Urna de Eusébio entra no Seminário da Luz. (Urna de Eusébio prestes a entrar no Seminário da Luz) 15h42 Início da cerimónia no Seminário da Luz. 15h39 Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, entra no Seminário da Luz para assistir à missa privada, juntamente com a família da lenda benfiquista. A urna com os restos mortais do antigo jogador do Benfica já chegou ao Seminário da Luz. 15h32 Elementos da direcção do Benfica chegam ao Seminário da Luz enquanto a urna com os restos mortais de Eusébio abandona o cemitério do Lumiar.
15h45
Urna de Eusébio entra no Seminário da Luz.
(Urna de Eusébio prestes a entrar no Seminário da Luz)
15h42
Início da cerimónia no Seminário da Luz.
15h39
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, entra no Seminário da Luz para assistir à missa privada, juntamente com a família da lenda benfiquista. A urna com os restos mortais do antigo jogador do Benfica já chegou ao Seminário da Luz.
15h32
Elementos da direcção do Benfica chegam ao Seminário da Luz enquanto a urna com os restos mortais de Eusébio abandona o cemitério do Lumiar.
15h27
António Simões, amigo e antigo colega de Eusébio, fala sobre o discurso que escreveu para dedicar ao seu 'irmão', como é conhecido. "Vou tentar não me emocionar e dar conta do recado. É uma responsabilidade tremenda, mas a cumplicidade e amizade que tenho pelo Eusébio obriga-me a fazer isto", revelou António Simões.
15h15
Está prestes a começar uma cerimónia privada, apenas com a presença da família, no Seminário da Luz. Delmar Barreiros, adepto do Benfica, é o padre que vai comandar a missa.
"É o culminar de um período e o começo de outro. Uma figura que vai para o Panteão Nacional é para marcar, sobretudo os jovens, o mundo do futebol e o País. É o povo que escolhe os heróis que vão para o Panteão Nacional", explicou o padre Delmar Barreiros à CMTV.
Já o presidente da FPF Fernando Gomes, disse esta sexta-feira que a transladação dos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional constitui a homenagem merecida a uma "figura incontornável da sociedade portuguesa".
"Por aquilo que [Eusébio] representou em termos do desporto nacional e por aquilo que representou como figura incontornável da sociedade portuguesa, merece esta homenagem que lhe é feita", disse Fernando Gomes, numa nota divulgada no sítio oficial da FPF na Internet.
O líder federativo assinalou que a entrada no Panteão Nacional apenas está reservada a figuras que tiveram uma "influência decisiva" na história de Portugal, que Eusébio "sempre representou de uma forma espetacular".
(Eusébio, jogador do Benfica, morreu em janeiro de 2014)
Unidos à volta do Rei
Os restos mortais de Eusébio, falecido a 5 de janeiro de 2014, vão ser trasladados do Cemitério do Lumiar para o Panteão Nacional esta sexta-feira, numa cerimónia que contará com ex-jogadores, dirigentes, família e amigos.
O Benfica terá em Luís Filipe Vieira, presidente e grande amigo de Eusébio e família, o seu representante máximo.
A Assembleia da República endereçou vários convites institucionais. Destaque para a presença de uma comitiva da Federação Portuguesa de Futebol composta por Fernando Gomes, Humberto Coelho, Fernando Santos, João Vieira Pinto, José Luís Arnaut e Paulo Lourenço. Já Luís Duque, líder da Liga de Clubes, estará ausente porque se encontra no Algarve a preparar o sorteio do campeonato (no domingo).
Amigos recordam Eusébio
1 / 28
O elogio fúnebre será feito pelo amigo e companheiro no Benfica e na seleção nacional António Simões. Haverá ainda um discurso do Presidente da República, Cavaco Silva. No fim, a urna será conduzida para a sala 2, onde ficará junto dos túmulos dos escritores Aquilino Ribeiro e Sophia de Mello Breyner e do general Humberto Delgado (opositor do Estado Novo).
(Acompanhe a trasladação no site do Correio da Manhã e na CMTV, canal 8 do Meo).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.