page view
05 de fevereiro de 2026 às 07:14

Resgatadas 89 pessoas da cheia do rio Sado em Alcácer do Sal

O que sabemos até agora:

- O País está a ser afetado pela depressão Leonardo, que começou a atingir Portugal ao final da tarde de terça-feira. Lisboa, Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estiveram sob aviso laranja devido à chuva até às 06h00 desta quinta-feira;

- O País enfrenta um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’, Kristin’ e agora 'Leonardo');

 - A passagem da depressão 'Kristin' foi a mais avassaladora, tendo provocado pelo menos dez vítimas mortais, vários feridos e desalojados. Esta quarta-feira, um homem morreu ao tentar atravessar uma estrada junto a barragem em Serpa, tonornando-se na primeira vítima mortal da depressão 'Leonardo';

 - Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Hoje às 08h04

Interrompida ligação fluvial entre Trafaria, Porto Brandão e Belém

A devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, já depois de ter sido suspensa a ligação Cacilhas - Cais do Sodré

A informação da empresa, divulgada no 'site' pelas 07:04, indica que o serviço está temporariamente interrompido e que não é possível prever a retoma do serviço regular entre estes portos fluviais dos municípios de Almada e Lisboa.

Hoje às 07h55

Inundações em Alhandra e Vila Franca de Xira sem vitimas

O galgamento do rio Tejo causou hoje inundações junto às zonas ribeirinhas de Alhandra e Vila Franca de Xira, Lisboa, que levaram à suspensão da Linha ferroviária do Norte, entre Castanheira e Alverca, segundo a proteção civil.

Fonte do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa adiantou à Lusa cerca das 07:30 que as inundações não causaram vitimas, nem desalojados.

"Por causa das inundações, está suspensa a circulação ferroviária na Linha do Norte, entre Castanheira e Alverca, e a Estrada Nacional (EN) 10, está cortada no sentido sul-norte junto a Vila Franca de Xira", disse.

Hoje às 07h31

Proteção civil registou pelo menos 70 ocorrências até às 06:30

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 06:30 pelo menos 70 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria quedas de árvores e inundações de estruturas ou superfícies.

Segundo informação disponível no 'site' da ANEPC às 06:30, a maioria das ocorrências foram registadas na Grande Lisboa, nas regiões Oeste, Lezíria do Tejo, Coimbra e Península de Setúbal,

Contactado hoje pela Lusa, fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa disse esta madrugada se registaram dezenas de ocorrências relacionadas com os efeitos da passagem da depressão Leonardo, a maioria quedas de árvores e inundações, sem vitimas.

Hoje às 07h29

Circulação suspensa na Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Alverca

A circulação ferroviária na Linha do Norte, no troço entre a Castanheira do Ribatejo e Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa, estava esta quinta-feira pelas 06:00 suspensa devido a inundações, segundo a CP -- Comboios de Portugal.

A linha do Norte estava já suspensa também devido a inundações na zona de Alfarelos (Coimbra) para comboios de longo curso, sendo que interrupção afeta igualmente a Linha da Beira Alta e o Ramal de Alfarelos.

Na Linha de Cascais, distrito de Lisboa, a circulação entre Algés e Oeiras estava também, pelas 06:00, a ser feita em via única, devido às condições meteorológicas.

Hoje às 07h28

Resgatadas 89 pessoas da cheia do rio Sado em Alcácer do Sal

Um total de 89 pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de esta quinta-feira, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil local.

"A maré vai subindo devagarinho e agora, nada há a fazer, temos de aguardar que a Natureza vá retirando o caudal do [rio] Sado, sendo que o pico da preia-mar (maré-cheia) estava previsto para as 06:00 horas", afirmou o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral.

Tiago Bugio congratulou-se com o esforço de todo o efetivo empregado, entre bombeiros, militares da GNR e funcionários do município, num total de cerca de 80 elementos, e com o facto de não haver quaisquer feridos.

Hoje às 07h26

Aluimento de terras obriga a cortar EN 222 em Gaia

Um aluimento de terras esta madrugada , no distrito do Porto, informou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

A ocorrência foi registada às 04:33 para um aluimento de terras junto à ponte do rio Inha.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto indicou à Lusa, cerca da 06:30, que a situação não provocou feridos.

Hoje às 07h15

Ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré interrompida

A devido às condições meteorológicas e de mar muito adversas, segundo informação da empresa no seu 'site'.

"Por motivo de condições meteorológicas e de mar muito adversas, o serviço de transporte encontra-se temporariamente interrompido nesta ligação fluvial", indica a Transtejoi, numa atualização feita pelas 05:48.

De acordo com a empresa, não é possível, para já, prever a retoma do serviço regular entre os dois portos fluviais dos municípios de Almada, Setúbal, e de Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8