Extremo Yann Karamoh reforça o FC Porto com contrato até ao final da época
Jogador, de 27 anos, estava sem clube desde 1 de julho e, portanto, disponível para vincular-se aos 'dragões' já fora do prazo do mercado.
O extremo franco-marfinense Yann Karamoh, que representou os italianos do Torino na última época, foi, esta quinta-feira, oficializado como reforço do FC Porto, assinando com o líder da I Liga de futebol até ao final da temporada.
O jogador, de 27 anos, estava sem clube desde 01 de julho e, portanto, disponível para vincular-se aos 'dragões' já fora do prazo do mercado de transferências de verão.
O plantel portista tem sido fustigado por lesões - foram já nove os lesionados no decurso da atual temporada -, pelo que Farioli já havia admitido, em conferência de imprensa, a possibilidade de procurar jogadores livres para aumentar o seu rol de opções.
Karamoh é um atleta bem conhecido pelo técnico, uma vez que já o orientou no Karagumruk, da Turquia, em 2021/22, na segunda época do italiano enquanto treinador principal. Também o treinador-adjunto Lino Godinho havia trabalhado com o jogador no Torino, em 2024/25.
Com Rodrigo Mora a ser visto como um elemento do meio-campo pela equipa técnica portista, o plantel tinha apenas Borja Sainz, Pepê e William Gomes como opções de raiz para as duas alas do ataque, ganhando agora uma maior profundidade.
Internacional jovem pelos vários escalões de França, Karamoh fez a sua formação no RCF Paris e no Caen, no qual se estreou no futebol sénior com 18 anos e ganhou, logo à partida, um grande protagonismo, numa altura em que o clube disputava o principal escalão gaulês (época 2016/17).
Os cinco golos e três assistências em 36 jogos na Ligue 1, em época de estreia, fizeram o Inter Milão avançar pelo jogador, primeiro por empréstimo e posteriormente, após um ano e 17 encontros ao serviço dos 'nerazzurri', a título definitivo.
No entanto, seguiram-se empréstimos ao Bordéus e ao Parma, sem que nunca conseguisse conquistar um lugar pelos milaneses, longe do nível exibicional mais consistente que havia mostrado no início da sua carreira.
Passou mais tarde, em 2021/2022, pelo Karagumruk, no qual encontrou Farioli e apontou quatro golos e uma assistência em 35 partidas. A partir da temporada seguinte, esteve sempre vinculado ao Torino, ainda que tenha tido uma cedência ao Montpellier, na segunda metade da época 2023/24.
Karamoh poderá assim juntar-se já, esta quinta-feira, aos colegas no Olival, com vista à preparação à deslocação a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, na sexta-feira, na partida de abertura da sexta jornada da I Liga de futebol.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt