Samu passa a ser a contratação mais cara do futebol português: 32 milhões
FC Porto anunciou ter chegado a acordo com o Atlético Madrid para ficar com 100% dos direitos económicos do avançado.
Samu tornou-se a contratação mais cara de sempre do futebol português, depois de o FC Porto ter adquirido a totalidade do passe do avançado. A SAD azul-e-branca gastou um total de 32 milhões de euros no avançado espanhol.
O FC Porto informou a CMVM que chegou a acordo com o Atlético Madrid para passar a ser o único detentor dos direitos económicos do jogador. O Correio da Manhã explica todo o negócio.
Há um ano, o FC Porto comprou 50% do passe de Samu, por 15 milhões de euros. Esse acordo previa a possibilidade de os portistas comprarem mais duas parcelas, cada uma de 15%, ambas por 5 milhões cada uma.
Em maio deste ano, o FC Porto adquiriu mais 15% do passe pelo valor previsto, ficando com 65% e elevando o investimento no futebolista para os 20 milhões. Agora, não só os dragões ficaram com os restantes 15% nas condições previamente acordadas, como também chegaram a um entendimento com o clube espanhol, após “semanas” de negociações, para ficarem com os 20% que restavam. Por esta última parcela o FC Porto paga 7 milhões. Assim sendo, o investimento feito neste mês de julho por 35% do passe foi de 12 milhões, elevando o custo total de Samu para os 32 milhões.
Este montante faz com que o avançado espanhol ultrapasse o recorde que o Benfica fixara quando pagou 25 milhões de euros por Kokçu. Estas contas são feitas com base nos valores pagos aquando da contratação. As parcelas devidas aos clubes originários numa venda posterior do jogador não são contabilizados. Foi esse o caso de Enzo Fernández, por exemplo. O Benfica pagou 10 milhões a pronto mais 4 milhões em objetivos e depois ainda cedeu 30 milhões ao River Plate quando o médio saiu para o Chelsea (negócio ascendeu aos 121 milhões), elevando a receita total do clube argentino para os 44 milhões.
Eis o comunicado do FC Porto à CMVM:
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (“FC Porto”) vem informar o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que exerceu a segunda opção de compra prevista no Contrato de Transferência com o Club Atlético Madrid (“Atlético Madrid“) para a aquisição, a título definitivo de 15% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol Samuel Aghehowa (“Samu”), pelo valor total de 5M€ (cinco milhões de euros). Mais se informa que, no âmbito do exercício antecipado desta opção de compra, e na sequência das negociações decorridas nas últimas semanas entre os dois clubes, o FC Porto acordou com o Atlético Madrid a aquisição adicional de 20% dos direitos económicos que permaneciam na propriedade do Atlético Madrid pelo valor de 7M€ (sete milhões de euros), pelo que o FC Porto passou agora a deter 100% dos direitos económicos do jogador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt