FC Porto de 'serviços mínimos' vence Penafiel

Danilo despede-se do Estádio do Dragão com um golo.

22 de maio de 2015 às 22:29
Danilo, jogador, futebol, FC Porto, Foto: Fernando Veludo/Lusa
Partilhar

FC Porto mereceu vencer contra o Penafiel?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

FC Porto mereceu vencer contra o Penafiel?

O FC Porto venceu esta sexta-feira o lanterna-vermelha Penafiel, por 2-0, com golos de Aboubakar e Danilo, no último encontro de ambas as equipas na edição 2014/15 da I Liga.

Pub

Na partida da 34.ª jornada, o avançado camaronês inaugurou o marcador aos 82 minutos e Danilo, que se vai transferir para o Real Madrid, confirmou, aos 90+2, o triunfo aos 'dragões', segundos classificados e que passaram a somar 82 pontos, os mesmos do já campeão Benfica, que tem vantagem no confronto direto e menos um jogo disputado.

O Penafiel, que apenas venceu um dos 12 encontros, já tinha a descida à II Liga confirmada, terminando o campeonato na 18.ª e última posição, com 22 pontos.

Pub

Claques do FC Porto em silêncio 

As claques do FC Porto escolheram o silêncio como forma de mostrar o descontentamento com a equipa portista durante o último jogo da I Liga, com o Penafiel.

Numa atitude pouco habitual, os Super Dragões, em número reduzido, apresentaram-se no Estádio do Dragão em silêncio e assim permaneceram durante os 85 minutos, mostrando tarjas nas quais se podia ler uma frase de Fernando Pessoa - "Existe no silêncio tão profunda sabedoria, que às vezes ele se transforma na mais perfeita resposta" - ou "Dos fracos não reza a história. Boas férias para vocês".

Pub

A outra claque, o Coletivo Ultras 95, exibiu quatro tarjas, a dizer: "Euros não compram mística", "Hoje são 90 minutos à vossa imagem, sem mexer uma palha", "Vão de férias? Parecia que já estavam" e "Felizmente foi filmado. Dificilmente será esquecido".

A cinco minutos do final do jogo, as claques começaram a aplaudir, a cantar o hino do FC Porto e entoar cânticos de apoio ao clube, saindo depois do Estádio do Dragão, ainda antes do jogo terminar, cantando "O Porto é nosso e há de ser". Depois da saída das claques, os adeptos aplaudiram os jogadores, nomeadamente Danilo, que entretanto marcou um golo, na sua despedida antes de ir para o Real Madrid.

Presidente do Penafiel coloca lugar à disposição

Pub

O presidente do Penafiel colocou esta sexta-feira o lugar à disposição após o último encontro do campeonato, frente ao FC Porto, e depois de não ter cumprido o objetivo proposto e que passava pela manutenção na I Liga.

António Gaspar Dias esclareceu que está a "assumir a responsabilidade por uma época desportiva que não correu bem". "Tínhamos dois objetivos e não atingimos um. O primeiro e que foi atingido é a estabilidade do clube, com uma equipa sustentada. O outro e que não conseguimos alcançar foi a manutenção na I Liga. Por isso, vim assumir as responsabilidades e vou agir em conformidade. Coloco meu lugar a disposição até terça-feira. E se aparecerem outros adeptos que queiram ocupar o lugar convocarei eleições antecipadas. Esse cenário não acontecendo, ainda temos um ano de mandato e vamos cumpri-lo até ao final", disse.

O presidente esclareceu ainda que não se arrepende de ter apostado numa equipa 100% portuguesa e que, neste momento, o "Penafiel está numa situação sustentável", uma situação que se deve ao facto de "nunca ter colocado a sustentabilidade do clube à frente de qualquer objetivo".

Pub

Em relação à continuidade de Carlos Brito no comando técnico do Penafiel, António Gaspar Dias deu a entender que está tudo preparado para esse cenário. "Carlos Brito insere-se no espírito que queremos para o treinador do próximo ano. A próxima época está planeada e preparada de acordo com as necessidades de Carlos Brito. Tenho a certeza que se a conversa for entre mim e Carlos Brito facilmente chegaremos a acordo", disse ainda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar