Fuga para o título no jogo do ano
Ganhar sábado pode dar vantagem decisiva na corrida ao título.
O dérbi entre Sporting e Benfica do próximo sábado (20h45, SportTV1), em Alvalade, assume-se como um jogo fundamental para as contas do título. O resultado pode ser decisivo para o apuramento do campeão. E quem ganhar fica, claramente, em vantagem.
Apesar do calendário mais complicado nas últimas nove jornadas, o fator casa dá ligeiro favoritismo ao Sporting. Os leões venceram os últimos três dérbis com o Benfica (Supertaça, 1-0; Liga, 3-0 e Taça de Portugal, 2-1 no prolongamento) e encontram aí um tónico extra. Se voltarem a ganhar, ficam com 4 pontos de avanço sobre o rival. Os leões têm claramente um calendário mais complicado, com duas deslocações muitos difíceis nas três últimas jornadas: FC Porto e Sp. Braga.
Em caso de empate neste dérbi e de uma vitória do FC Porto frente ao Sp. Braga, a diferença entre os três grandes será de dois pontos. Sporting ficaria com 60, Benfica 59 e FC Porto 58 pontos. Tudo em aberto.
Jorge Jesus, que esta época trocou a Luz por Alvalade, tem conseguido anular a ex-equipa nos dérbis. Aliás, uma das grandes falhas de Rui Vitória nesta temporada é mesmo o facto de não ter conseguido ganhar nem ao Sporting nem ao FC Porto.
Já o Benfica, se vencer em Alvalade fica com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e mantém o FC Porto a três. Os jogos com maior grau de dificuldade para as águias na reta final da época são mesmo o Sp. Braga e o V. Guimarães, mas têm a vantagem de serem disputados no Estádio da Luz. Nos jogos fora, terá de ter atenção ao Boavista, Rio Ave e Marítimo. Uma vitória no sábado pode lançar o Benfica para o tri.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt