"Ganhar para ter esperança na qualificação": José Mourinho na antevisão do jogo com o Ajax

Treinador do Benfica quer os três pontos, mas para isso a equipa tem de jogar com o "cérebro".

25 de novembro de 2025 às 01:30
José Mourinho Foto: Direitos Reservados
Partilhar

"Espero que a equipa dê o seu máximo e que os jogadores estejam no máximo de concentração e motivação. É uma questão de ganhar para poder ter esperança na qualificação", disse José Mourinho, na antevisão do jogo desta terça-feira, com o Ajax, para a Champions.

O treinador do Benfica ainda acredita que "nove ou dez pontos" na fase de liga podem ser suficientes para seguir em frente. "Temos de ganhar, mas temos de jogar com o cérebro, não só com o coração e com as emoções", salientou Mourinho, que elogiou o adversário: "Tem qualidade para estar noutro lugar [holandeses ocupam o último posto com 0 pontos, os mesmos do Benfica].

Pub

As críticas feitas à equipa após o jogo da Taça de Portugal com o Atlético já fazem parte do passado para o técnico: "Foi uma mensagem que quis passar. Se me perguntar se os últimos treinos foram bons, digo que sim. O de hoje e o de ontem [segunda-feira e domingo] foram muito bons. Tem sido assim. Não tenho nada a dizer de negativo em relação à forma como eles treinam, pelo contrário."

Sobre a equipa a apresentar em Amesterdão, Mourinho, que considera o jogo como uma final, não quis avançar se vai manter uma linha de três defesas ou não, e se Rodrigo Rêgo vai manter o lugar. "Jogou bem. Do ponto de vista físico tem essa capacidade de jogar a alto nível. Pode jogar", salientou o técnico, que defendeu o avançado Ivanovic: "As coisas não lhe estão a sair bem, mas é um rapaz extraordinário e intocável do ponto de vista profissional. Uma coisa é comentar e outra é inventar. Quando se inventa por jogadores que são queridos por mim, custa-me."

Em relação ao adversário, 'Mou' desvalorizou o momento negativo: "Tem bons jogadores, um treinador que os conhece bem. Já estava com eles, não chegou agora. Ele identificou princípios em que a equipa pode melhorar. Não estou fixado na forma como estão a jogar. Se olhares para nós e vires os resultados na Champions, eles pensam o mesmo."

Pub

E TAMBÉM

Pavlidis faz 'mea culpa'

"Sabemos que não jogámos bem [contra o Atlético], que temos de melhorar na Champions e na Liga. Nós, jogadores, temos de mudar muitas coisas e assumir as nossas responsabilidades. Todos, jogadores, treinador, staff e presidente, queremos que os nossos adeptos tenham orgulho", disse Pavlidis, que se mostrou feliz em regressar aos Países Baixos, onde jogou seis épocas. 

Pub

Manu pode regressar

José Mourinho revelou que Manu Silva pode ter minutos. "Não está na Holanda para fazer turismo", disse o técnico sobre o médio que volta de uma grave lesão.

Obrador sem minutos

Pub

O treinador justificou a ausência de Obrador no jogo com o Atlético. "Só voltou dois dias antes do jogo [após trabalhos da seleção]. Há vantagem para quem fica, precisa de crescer".

PORMENORES

Rui Costa: "duelo decisivo"

Pub

“Estou sempre confiante. É um duelo decisivo e importante”, disse Rui Costa, presidente do Benfica, à partida da comitiva rumo aos Países Baixos.

Ajax quer "ganhar pontos"

“Na Liga dos Campeões queres ganhar e somar pontos. E nós temos zero pontos. O nosso tecto é mais alto do que aquilo que estamos a mostrar agora”, disse Fred Grim, treinador interino do Ajax.

Pub

Vertonghen relembra clubes

O belga Jan Vertonghen lembrou as passagens por Ajax e Benfica: “Têm ambos adeptos muito exigentes.”

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar