Luís Filipe Vieira: "Se ganhar, Bruno Lage não será despedido"
Antigo presidente admite ter falado com quatro treinadores, mas dá voto de confiança ao atual treinador
“Se ganhar, Bruno Lage não será despedido.” Foi desta forma que Luís Filipe Vieira abordou a continuidade do atual técnico do Benfica se voltar a ser eleito presidente do clube nas eleições de 25 de outubro.
Para já, na entrevista de ontem ao canal Now, o antigo presidente teceu elogios a Bruno Lage, mas confirmou que continua a falar com com treinadores. “Não me encontrei com o Sérgio Conceição e nem falei com ele sobre isso. Falei com quatro treinadores, porque falo com eles. Não fiz sondagens”, disse, acrescentando: “Falo com eles normalmente. Posso dizer que um deles é o Jorge Jesus. Falo com ele com regularidade. O Sérgio Conceição nem está nesse lote.”
Adiou a decisão de ser candidato para dentro de 15 dias
O antigo presidente do Benfica afirmou que “nunca foi julgado pelos resultados”. O treinador com que trabalhar “terá todas as condições para ganhar em Portugal e fazer boa figura na Europa”. “Posso ter a ambição de ganhar tudo em Portugal. Quero fazer um tetra novamente. Mas isto não garante que vamos fazê-lo. Vou dar todas as condições para ganharmos em campo.”
Apesar de ter prolongado o tabu eleitoral, revelou: “Todos os dias, quando vou fazer a barba, olho-me ao espelho e pergunto ‘Vais candidatar-te ou não?’ Os benfiquistas já me conhecem. Não tomarei um passo levianamente. Tenho de ter mais informação para poder definitivamente dizer que sim. Com os pés bem assentes no chão. Quando disser que sim é sinal que vou avançar para ganhar.”
Admite que quer "fazer um tetra novamente”
Mas Luís Filipe Vieira não poupou críticas ao seu sucessor, Rui Costa: “Quem é benfiquista sabe o que se passou nestes quatro anos. O Benfica não teve liderança absolutamente nenhuma. Não teve pessoas naquela casa que conduzissem a um percurso que não preocupasse, além de que perdeu influência nos bons sentidos. O Benfica tem de estar em todas as partes. Em termos de organização, estas pessoas, em quatro anos, conseguiram destruir uma organização que estava montada por mim (...) Quero o meu clube no caminho certo. Não vou esquecer o que eu percorri nos primeiros 10 anos da minha vida no Benfica”, reforçou.
Questionado sobre os processos que estão em tribunal, reforçou: “O Benfica nunca foi condenado e eu também não. Estou inocente. Saí do Benfica com menos do que tinha quando entrei.”
"Na FPF é tudo verde... É tudo do Sporting”
Luís Filipe Vieira foi cáustico com Pedro Proença, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): “É tudo verde... É do Sporting”. “Rui Costa disse ‘Não votei em Pedro Proença, votei no projeto’. O presidente do Conselho de Justiça foi indicado pelo Sporting. O ‘vice’ do CD é advogado do Sporting. Rui Caeiro é ‘vice’ para a arbitragem. O Dr. José Carlos Oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF. Tem acesso a todos os contratos dos clubes”, disparou.
O putativo candidato não poupou nas críticas: “Sei como Pedro Proença chegou até aqui. Se têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Ele deixou a Liga com uma dívida brutal. Se for presidente do Benfica, creio que não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu... Há muitos presidentes de clubes que estão calados porque parece que têm medo, mas não tenham. Arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA, então que vá.”
Contratação de João Félix vetada
“Por que é que Rui Costa não contratou João Félix no ano passado? Não havia eleições e tentou este ano. Depois de vender um jogador, eu nunca recompraria”, disse Vieira, acrescentando: “O Benfica está a fazer um grande esforço e o plantel ainda não está completo. Há sempre investimentos elevados. Mas já via com bons olhos o regresso de jogadores com 31 ou 32 anos, como é o caso do Nélson Semedo.”
Estádio com aranhas e falta de manutenção
Luís Filipe Vieira não poupou críticas à falta de manutenção nas instalações do clube. “No estádio já vi aranhas, a cobertura está alaranjada e no Seixal já há ervas nas escadas”, disse.
Benfica District é “projeto de 2019”
Sobre o mega projeto apresentado por Rui Costa, o Benfica District, Vieira disse tratar-se de “um projeto de 2019” que foi recusado. “Vai custar mais de 300 milhões de euros e não resolve os problemas imediatos.”
Rádio Benfica: “Não funciona”
“Contrataram 14, 16 pessoas para a Rádio Benfica, trocaram as instalações da BTV, foi apresentada e ainda não funciona”, atacou Vieira.
FRASES DE VIEIRA
"Quero agradecer à equipa técnica e aos jogadores pela maravilhosa vitória na Supertaça"
"Se o Benfica tivesse perdido para o Sporting a Supertaça não dava esta entrevista. adoecia"
"Frederico Varandas defendeu muito melhor interesses do Sporting do que Rui Costa os do Benfica"
"Quem me dera que o Benfica no dia 25 de outubro esteja no liderança da Liga e na Liga dos Campeões"
"A avaliação de Rui Costa já foi feita pelos adeptos e é negativa"
"Processos judiciais? Não vivo com fantasmas. O Benfica não foi penalizado e eu não fui condenado. Estou inocente"
"Falam com leviandade do vieirismo mas o vieirismo está ligado às obras do estádio, do Seixal, da BTV e do maior contrato televisivo"
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt