Portugal sagra-se campeão do Mundo de futebol em sub-17 após vencer a Áustria na final
Golo que valeu o título foi apontado por Anísio Cabral na primeira parte.
A seleção portuguesa de sub-17 venceu esta quinta-feira a Áustria, por 1-0, na final da competição no Qatar, e sagrou-se campeã do Mundo nesta categoria pela primeira na sua história.
O golo da vitória foi apontado por Anísio Cabral aos 32 minutos.
A seleção de sub-17 termina assim o ano em cheio, depois de no verão ter também vencido o Europeu da categoria.
Portugal qualificou-se para a final da edição de 2025 ao eliminar o Brasil nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades (6-5, após empate 0-0), depois de ter afastado a Suíça (2-0), nos 'quartos', o México (5-0), nos 'oitavos', a Bélgica (2-1), nos 16 avos de final, e de ter terminado no segundo lugar do Grupo B.
Durante a prova, Portugal concedeu apenas uma derrota, diante do Japão (1-2), na fase de grupos da competição.
A seleção treinada por Manuel Albino Morim Maçães (Bino) chega assim ao título mundial após quatro participações na prova - o melhor que tinha alcançado tinha sido um terceiro lugar em 1989, na Escócia, numa equipa em que o atual selecionador atuava no meio-campo.
"Acho que dificilmente isto vai ser igualado, é um trabalho fantástico destes jovens. Espero que, por tudo o que já fizeram, possam ter um futuro fantástico para valorizar também o que fizeram agora", disse no final o selecionador nacional.
Logo após o final do jogo, Cristiano Ronaldo fez questão de felicitar os novos campeões nas redes sociais. "Gigantes! Parabéns campeões do Mundo", escreveu CR7 numa 'storie' no Instagram.
"Riade 1989, Lisboa 1991, Doha 2025. 34 anos depois, Portugal volta a ser campeão do Mundo em futebol. Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito a nossa Seleção pela conquista do Campeonato do Mundo de sub-17. Parabéns a todos os jogadores que nos representaram no Catar, mas não podemos, nem esqueceremos todos os jogadores que participaram nesta campanha. Parabéns ao nosso treinador Bino Maçães e à respetiva equipa técnica, assim como a toda a estrutura da FPF que chegou ao Catar no início do mês", reagiu Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ao site da FPF.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt