Rui Costa após ser reeleito presidente do Benfica: "Mais do triplo ou quádruplo da responsabilidade"

Rui Costa captou 81% do novo eleitorado disponível. Venceu em toda a linha no território nacional e só perdeu para Noronha em 11 secções no estrangeiro.

10 de novembro de 2025 às 01:30
Rui Costa discursa após reeleição como presidente do Benfica Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Partilhar

Praticamente dois em cada três sócios que votaram para a direção do Benfica escolheram Rui Costa. "Significa mais do triplo ou quádruplo da responsabilidade que tive em todo o meu passado no Benfica", admitiu o presidente reeleito para os próximos quatro anos, depois de ter tomado posse às 7h00 deste domingo.

O número de votantes, um recorde mundial (93 891 incluindo os votos brancos e os nulos), "enche" Rui Costa de orgulho, que vê a votação de 65,89% como "um voto de confiança" mas não só: "dá-me uma responsabilidade tremenda. Já não consigo pôr a bola com o pé na baliza, mas quero que as equipas coloquem a bola onde elas têm de entrar. É a minha maior missão de trabalho. Continuarei a dar a vida por este clube."

Pub

Eleições do Benfica: os resultados da segunda volta

Rui Costa teve na 2.ª volta mais 521 450 votos e Noronha Lopes reforçou a votação em 120 748. Num cenário em que se assume que ambos mantiveram os votos das mesmas pessoas face à 1.ª volta, o presidente reeleito não só captou a totalidade dos apoiantes dos quatro candidatos afastados, como uma parte das novas pessoas que se dirigiram às urnas. Isto porque Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho somaram 488 203 votos na 1.ª volta. E desta para a 2.ª o total de votos aumentou em 153 995. Ou seja, Rui Costa ficou com 81,2% dos 642 198 novos votos que estavam disponíveis neste sábado face a duas semanas antes.

Rui Costa venceu em todas as 83 secções de voto em Portugal. Só perdeu para Noronha Lopes em 11 das 25 colocadas no estrangeiro.

Pub

"Vamos estar ao lado de Schjelderup"

"Claro que vamos estar ao lado de Schjelderup. O próprio jogador já assumiu a responsabilidade, conhecemos muito bem o Schjelderup. Fez uma coisa que não devia ter feito, como ele próprio admitiu. Não fez por maldade, mas fê-lo. Cá estaremos para apoiá-lo." Foi assim que Rui Costa reagiu à admissão do jogador norueguês de que deverá ser condenado por há dois anos, quando estava na Dinamarca, ter partilhado um vídeo sexual com menores. O jovem de 21 anos deverá ser julgado este mês e espera ser condenado a pena suspensa.

Noronha Lopes: "Nunca se desiste do Benfica"

Pub

"Peço aos meus apoiantes, em especial aos mais jovens, que se lembrem do nosso lema: o Benfica está acima de tudo e do Benfica nunca se desiste." No discurso de derrota, Noronha Lopes assumiu a culpa pelo resultado e garantiu que vai "voltar a ser o sócio 5001". Pediu a quem votou em si (33 669 sócios) que "não desistam de participar na vida do clube, que continuem a apoiar a equipa e a encher o estádio e os pavilhões e a ser exigentes". Mas não quis responder se poderá voltar a candidatar-se à presidência depois de duas derrotas (em 2020 teve 34,71% dos votos, acima dos 34,11% de agora).

Veja aqui os 34 presidentes da história do Benfica

PORMENORES

Pub

Noronha faz pior do que os colegas de lista

João Noronha Lopes teve uma votação inferior para a Direção do que os candidatos que apoiou na corrida aos outros órgãos sociais (ver infografia).

Bagão Félix é o que dá mais luta

Pub

A lista F teve o apoio de mais 7360 sócios no Conselho Fiscal do que na Direção. Bagão Félix foi o que deu mais luta a Rui Costa e respetivos candidatos, alcançando 43,06% dos votos.

Brancos e nulos como voto de protesto

Um total de 810 sócios votaram branco ou nulo para os quatro órgãos. Na eleição da Direção, por exemplo, foram mais (1555) aqueles que optaram por um voto de protesto, não escolhendo nenhum dos dois candidatos.

Pub