Mourinho "honrado e motivado" para treinar o Benfica. Rui Costa garante que escolha não é "trunfo eleitoral"
Mourinho assina um contrato de duas épocas com as 'águias'.
José Mourinho foi apresentado, esta quinta-feira, como novo técnico do Benfica com um contrato até ao verão de 2027, no centro de estágios do clube no Seixal, acompanhado pelo presidente Rui Costa.
Em conferência de imprensa, José Mourinho começou por agradecer a confiança do SLB e por demonstrar a sua honra. "Sendo português, não há quem não conheça a história, a cultura, a dimensão da nação benfiquista [...] Sou treinador de um dos maiores clubes do mundo", disse.
Depois de 25 anos, José Mourinho regressa ao Benfica, mas o mister quis deixar claro que não veio "celebrar a sua carreira". "São 25 anos em que tive a oportunidade de trabalhar nos maiores clubes do mundo", acrescentou.
"Nenhum dos outros gigantes que tive a oportunidade de treinar me fez sentir tão honrado e motivado do que ser treinador do Benfica", realçou Mourinho.
Em resposta a uma questão sobre como vai para o Benfica a vencer, Mourinho disse que "25 anos ao mais alto nível não" lhe "tornaram imune a tudo isto". "Não vamos ganhar sempre, mas não podemos perder como perdemos há dois dias. Não é Benfica".
"Tenho jogo daqui a 48 horas, vou encontrar jogadores em recuperação, tenho de meter o meu dedo mas muito ao de leve, não posso radicalizar. Tem de se começar por este perfil ao nível emocional, entrar em campo a saber que somos muitos milhões e pensar neles", disse o mister face ao jogo na Vila das Aves este sábado.
"O que não mudou é que estou doido para ganhar o próximo jogo. Há 25 anos era a mesma coisa. Quando joguei contra o Benfica também estava. Essa é a minha essência".
Em relação ao fim da sua carreira, José Mourinho esclareceu que "se esperam que acabe daqui a 4 ou 5 anos estão enganados". "Eu é que vou decidir. Eu queria vir ontem à noite, estar a trabalhar, reunir com os analistas, com os assistentes... Só vou acabar quando sentir que alguma coisa mudou. Hoje sinto que o que mudou é que tenho mais fome do que tinha há 25 anos".
Quanto à ida ao 'Dragão' enquanto treinador do Benfica para 'o Clássico' no dia 5 de outubro, Mourinho espera uma "recessão diferente da que tiveram" na sua visita ao jogo do FC Porto contra o Nacional. "Sou um treinador histórico no clube e já não ia ao estádio do Dragão há 20 anos. Regressar como treinador do grande rival..., estou à espera de uma recessão diferente o respeito que têm para comigo não vai mudar".
Sobre a contratação de Mourinho, o presidente do Benfica, Rui Costa acredita que está "a contratar para o Benfica um treinador que não é indiferente ao nível mundial, trata-se de um dos nomes mais conceituados ao nível mundial. Assegurar o futuro do Benfica com um treinador de excelência".
Questionado sobre se a escolha de Mourinho para liderar a equipa das 'águias' se trata de um "trunfo eleitoral", Rui Costa esclareceu que está a encarar o papel de "presidente do Benfica", não de candidato e a "escolher um treinador para o Benfica".
"Faz-me confusão que se use esses termos. A nossa obrigação é o futuro do clube e não pensar em eleições era deixar o clube sem treinador até às eleições? Mourinho é treinador do Benfica porque consideramos que ele tem todos os pergaminhos para estar à frente de um clube como o nosso. Considerámos que tínhamos de alterar a equipa técnica e tinha de ser um treinador capaz de treinar um clube desta dimensão".
O novo mister do Sport Lisboa e Benfica é o mais titulado do mundo. Foi campeão em Portugal pelo FC Porto, Inglaterra, Espanha e Itália.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt