Pedro Silveira demite-se após divulgação de áudio comprometedor para lista de Varandas
Integrante da equipa de Frederico Varandas à presidência do Sporting disse que ia "ser o gajo do Conselho Diretivo" e fez ameaças.
Um áudio com uma conversa de Pedro Silveira está a provocar uma onda de choque na equipa de Frederico Varandas à presidência do Sporting.
O membro da lista de Varandas afirma ter "voto na matéria" e alega que será o seu "braço direito".
"Vou ser o gajo do Conselho Diretivo", afirma. Entre insultos e ameaças de violência, ouve-se ainda: "No dia em que ele [Varandas] me descartar é o dia em que ele cai, é o dia que ele leva no focinho. Ele como leva qualquer um. Perceberam isto ou não?"
A divulgação dessa conversa já fez com que Silveira pedisse demissão e emitisse um comunicado onde se defende ao argumentar que tudo foi "completamente retirado do contexto". Silveira afirma que se vai retirar para não "beliscar uma candidatura" em que acredita.
"Não quero que, de alguma forma, e quando há campanhas sujas em curso e inúmeras traições e tacticimos, beliscar uma candidatura, uma equipa, um projeto, em que acredito, em que me revejo, que apoio de alma e coração e que nos coloca no caminho de vencer", argumenta Silveira. A candidatura de Dias Ferreira foi a primeira a tornar pública uma posição, ao final da manhã, exigindo que Varandas se demarcasse do discurso de violência. Só depois disso é que o próprio Pedro Silveira apresentou a sua demissão. Frederico Varandas continua em silêncio face à polémica.
A candidatura de Dias Ferreira foi a primeira a tornar pública uma posição, ao final da manhã, exigindo que Varandas se demarcasse do discurso de violência. Só depois disso é que o próprio Pedro Silveira apresentou a sua demissão. Frederico Varandas continua em silêncio face à polémica.
"Estimados consócios do Sporting Clube de Portugal. Tendo em conta o excerto de um áudio que veio a público completamente retirado do contexto, e no qual usaram abusivamente da minha privacidade e da minha imagem, fazendo montagens com fotografias minhas, e de parte do que disse, serve o presente para:
1. Comunicar que vou apresentar a minha renúncia à candidatura aos órgãos sociais do Sporting Clube integrado na Lista D;
2. Não quero que, de alguma forma, e quando há campanhas sujas em curso e inúmeras traições e tacticimos, beliscar uma candidatura, uma equipa, um projecto, em que acredito, em que me revejo, que apoio de alma e coração e que nos coloca no caminho de vencer;
3. Quem me conhece sabe que sou e serei sempre Sporting e que estarei sempre com quem defende o Sporting."
Leia o comunicado de Dias Ferreira:
"Relativamente a um registo de áudio que envolve alegadamente um candidato a Vogal do Conselho Diretivo na lista encabeçada pelo Dr. Frederico Varandas e que foi tornado público este Domingo através das redes sociais, e perante a gravidade dos factos, a candidatura Dias Ferreira - Somos Todos Sporting (Lista F) emite o seguinte comunicado:
1.Repudiamos frontal e cabalmente todo e qualquer comportamento que apele à violência, física e psicológica, ou que, com base na ameaça, vise semear o medo e a divisão da família Sportinguista.
2. Os recentes incidentes que ocorreram na Academia de Alcochete envergonharam-nos profundamente, e devem servir de exemplo para que não haja qualquer contemplação na denúncia pública deste tipo atitudes.
3. Qualquer candidatura que acolha quem defende a violência e a homofobia como instrumentos eleitorais deve merecer o mais veemente repúdio dos sócios do Sporting Clube de Portugal, nas eleições de 8 de Setembro de 2018.
4. A bem da transparência eleitoral, o Dr. Frederico Varandas deve uma explicação a todos os sportinguistas: ou a referida gravação é falsa - o que merecerá o nosso mais premente repúdio-, ou o Dr. Frederico Varandas tem de retirar todas as consequências eleitorais das declarações proferidas pelo membro da lista por si encabeçada.
5. A Candidatura Dias Ferreira – Somos Todos Sporting (Lista F) reafirma o que tem defendido ao longo deste período pré-eleitoral: O Sporting precisa de união em torno dos princípios fundadores do Clube, e não de confrontos e divisões que servem apenas os interesses dos nossos adversários."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt