Supertaça: duelo de cérebros a ferver

Rui Vitória e Jorge Jesus lançam encontro desta noite no Algarve com mensagens irónicas e guerra de palavras.

09 de agosto de 2015 às 09:31
rui vitória, jorge jesus, benfica, sporting Foto: Paulo Calado e José Sena Goulão/Lusa
Partilhar

Acha que Jesus tem sido deselegante com Rui Vitória?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Acha que Jesus tem sido deselegante com Rui Vitória?

O dérbi Benfica-Sporting só começa, no campo, mais logo, ao final do dia. Mas fora das quatro linhas, a temperatura já está bem alta. Jorge Jesus, treinador do Sporting, reforçou ontem as palavras proferidas a meio da semana, na antevisão da Supertaça, de que as ideias que estão implementadas no Benfica são as que ele deixou na Luz. Mas considerou inteligente da parte de Rui Vitória não fazer mexidas. Mais contido, o treinador do Benfica deixou transparecer não ter gostado do comentário do seu homólogo. "Respondo a quem quero e quando quero" disse o técnico das águias.

Pub

Os dois técnicos mostram, assim, que o efeito psicológico de uma vitória na Supertaça é preparado com antecedência, num arranque de época explosivo e com um lado emocional muito forte: Jesus encontra o clube que orientou durante seis temporadas e de onde transitou em junho para o eterno rival. Rui Vitória, que já ganhou uma Taça de Portugal a Jesus (quando se defrontaram num Vitória de Guimarães-Benfica ganho pelos vimaranenses por 2-1), tenta nova conquista de um troféu.

Rui Vitória: "Grande vontade de vencer"

Pub

– Que Benfica se apresenta esta noite frente ao Sporting?

Rui Vitória – Vamos apresentar, com certeza, uma equipa que sabe da responsabilidade do jogo, uma equipa recheada de grande capacidade e que vai com grande vontade de vencer.

Pub

– As palavras de Jesus durante a semana interferiram na preparação deste encontro?

– O meu foco é muito grande no jogo e está tão direcionado que o resto não me interessa para nada.

– Mas as declarações de Jesus não são demasiado fortes para ficarem sem resposta?

Pub

– Quem me conhece sabe que sou respeitador com toda a gente. Respondo e falo quando quero e com quem quero. Um dérbi passa por cima de qualquer individualidade. Não vou dar resposta nenhuma, porque neste momento não quero falar.

– Essas palavras de Jesus podem ser aproveitadas pelo Benfica?

– Mal seria. A motivação é intrínseca. Estamos todos super-motivados.

Pub

– Poderá estar em desvantagem por conhecer menos o adversário do que o contrário [Jorge Jesus treinou o Benfica durante seis épocas]?

– No futebol atual, todos conhecemos as equipas. Não me preocupa essa questão. Tenho a noção clara da capacidade que os meus jogadores têm e estamos capacitados e preparados para este jogo. Estamos com confiança no trabalho que temos vindo a fazer.

Pub

Jorge Jesus: "Não vamos arranjar desculpas"

– Como perspetiva a Supertaça?

Jorge Jesus – É uma final entre dois rivais e na qual ambos têm a consciência da importância do jogo. Ambos querem ganhar e vamos ver quem é o melhor.

Pub

– Alguns comentadores acharam que teve comentários deselegantes para com Rui Vitória...

– Não vou responder ao Manuel José, mas sou responsável pelo que digo e volto a dizer o que falei ["pensei que o novo treinador mudasse alguma coisa, mas não vejo nada", disse Jesus]. O que é que isto tem de deselegância?

– Essas palavras podem ter espicaçado os jogadores do Benfica?

Pub

– Os jogadores do Benfica têm muita categoria, sabem o valor deles e estas minhas palavras são iguais a zero. Não teve nada a ver com os jogadores.

– O que disse em relação ao treinador do Benfica pode ser visto como ‘mind games’?

– Vi um Benfica com a mesma ideia de jogo, a mesma estratégia na bola parada e só tenho de dar os parabéns ao treinador do Benfica, que é inteligente, porque manteve tudo numa equipa que ganhou tudo nos últimos anos.

Pub

– Acredita que pode tirar vantagem de conhecer bem o Benfica?

– Há fatores que são importantes e me dão alguma vantagem, conheço os jogadores do Benfica como a palma da mão, mas o adversário também conhece as minhas ideias. Sem complexos e sem desculpas, queremos apresentar-nos o melhor possível para vencer esta taça.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar