Lopetegui exige perfeição
FC Porto recusa estatuto de favorito frente ao Basileia.
Temos de fazer dois grandes jogos para passar a eliminatória. É uma tarefa muito difícil, mas temos de ser perfeitos, tanto amanhã [hoje] como na segunda mão. Eles têm uma equipa muito organizada e forte, mas temos ambição", disse o treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, na antevisão do jogo de hoje frente aos suíços do Basileia, relativo à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. "Estão aqui os 16 melhores clubes da Europa. Vamos entrar com toda a energia, vontade e ambição de sermos protagonistas ante um adversário muito forte", acrescentou o espanhol.
Já sobre o Basileia, Lopetegui deixou rasgados elogios ao atual líder da Liga suíça e também ao técnico Paulo Sousa. "É uma equipa completa, o facto de o treinador ser português não sei se é uma vantagem ou não. Sei é que o Basileia é uma equipa muito bem orientada, que já fez muitos jogos a provar que é uma boa equipa, com muita experiência internacional, mais do que a nossa", elogiou o técnico.
Visivelmente bem-disposto, Lopetegui recusou também assumir o favoritismo na eliminatória, apesar de Paulo Sousa ter referido várias vezes que os dragões levam vantagem teórica sobre o Basileia. "São coisas que nos passam ao lado. Ele é um treinador já com alguma experiência e por isso sei que tenho de ignorar essas conversas de favoritismo e estar apenas focado no jogo", rematou o treinador portista, que alertou também para o facto de a equipa suíça estar há dois meses a preparar quase exclusivamente este encontro, devido à pausa de Iinverno no campeonato entre o início de dezembro e o início de fevereiro.
À margem do jogo de hoje, Julen Lopetegui aproveitou ainda a conferência de imprensa para voltar a garantir que tem sentido "todo o apoio e carinho" da direção do FC Porto, bem como dos adeptos da cidade Invicta. O treinador espanhol preferiu "passar ao lado" das críticas de que tem sido alvo por parte de alguns notáveis do clube azul-e-branco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt