Rivais de uma vida e antigos clubes unidos no momento de pesar: Todas as reações à morte de Manuel Fernandes

Ex-futebolista e treinador morreu esta quinta-feira aos 73 anos.

27 de junho de 2024 às 23:49
Manuel Fernandes Foto: Manuel Araújo/Record
Partilhar

O mundo do futebol reagiu à morte de uma das figuras do futebol nacional, que morreu esta quinta-feira, aos 73 anos.

A Liga Portuguesa de futebol Profissional (LPFP) considera que o ex-futebolista Manuel Fernandes deixa um "legado eterno", numa mensagem de despedida do organismo de futebol profissional.

Pub

"Uma lenda. Um legado que será eterno. Obrigado e até sempre, Manuel Fernandes", manifestou a Liga, junto a uma imagem com várias fotografias de Manuel Fernandes enquanto jogador e já mais tarde.

Na mesma nota, o organismo do futebol português despede-se com um "Até sempre, Manuel Fernandes".

Pub

Fernando Gomes

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, também lamentou esta quinta-feira a 

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, também lamentou esta quinta-feira a morte de Manuel Fernandes, lembrando a carreira brilhante do antigo internacional português, um "exímio finalizador".

Pub

"Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do Manuel Fernandes, um jogador extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência do Sporting Clube de Portugal", assinalou o dirigente máximo da FPF.

O Sporting manifestou esta quinta-feira o seu "pesar" pela morte de Manuel Fernandes, seu antigo futebolista, treinador e dirigente, falecido aos 73 anos.

"Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao clube", sintetizam os 'leões'.

Pub

O Sporting recorda a carreira de quem "rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo" na equipa, classificando-o como "um goleador nato" que ao longo de mais de uma década se tornou "no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história" dos lisboetas.

Benfica e FC Porto

Benfica e FC Porto manifestaram na quinta-feira pesar pela morte do antigo internacional português e treinador Manuel Fernandes, que se celebrizou como futebolista ao serviço do rival Sporting.

Pub

"O Sport Lisboa e Benfica expressa profundas condolências pela morte de Manuel Fernandes. À família e amigos, o clube endereça sentidos pêsames. Que descanse em paz", reagiu o clube da Luz, numa nota divulgada no seu site oficial.

Já o FC Porto utilizou a rede social X para recordar o antigo avançado internacional português.

"Grandes adversários enriquecem a nossa história. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes", escreveram os 'dragões', numa publicação acompanhada por uma fotografia de Manuel Fernandes a disputar um lance num encontro com os portistas.

Pub

Pedro Proença

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, destacou "a marca inigualável, como jogador e como homem", deixada pelo antigo futebolista e treinador Manuel Fernandes.

"Há homens que nos marcam como jogadores. Há jogadores que nos marcam como homens. Manuel Fernandes deixou-nos a sua marca, inigualável, como Jogador e como Homem. Deixou-me, pessoalmente, uma marca na vida", escreveu o líder da LPFP, numa mensagem publicada na sua conta oficial na rede social Facebook.

Pub

Proença salienta que "o futebol português viu partir uma das suas grandes referências" e que "a Fundação do Futebol viu partir um dos seus senadores", além de ele próprio ter visto partir "um amigo pessoal".

"Mas não o perdemos. Porque os seus golos e a sua dimensão humana ficarão para sempre connosco", manifestou Pedro Proença, endereçando condolências à família de Manuel Fernandes, antes de terminar a mensagem de forma comovente: "Nunca o esqueceremos e nunca permitiremos que alguém o esqueça... Obrigado Manuel - Por tudo".

Vitória de Setúbal

Pub

"Um dos nossos partiu. Foi uma honra. Até sempre, Manel. Que o céu o celebre com paz e muitos golos", escreveram os sadinos, na rede social Instagram.

Manuel Fernandes terminou a sua carreira de futebolista precisamente no Vitória de Setúbal, na época 1987/88, marcando 16 golos em 28 desafios, sendo que viria também a treinar o emblema setubalense em mais do que uma ocasião (1987/88 a 1989/90, 1996/97, 1997/98, 2009/10 e 2010/11).

"Ao seu filho, Tiago, em particular, assim como a toda a restante família, amigos e admiradores, o Vitória Futebol Clube envia as suas mais sentidas condolências", completou o emblema do Sado.

Pub

Estrela da Amadora

"Manuel José Tavares Fernandes, figura mítica do futebol português que defendeu as nossas cores enquanto treinador na temporada 1990/91. O CF Estrela da Amadora endereça, em nome de toda a família estrelista, os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos", escreveram os tricolores, em publicação nas suas redes sociais.

O ex-futebolista e treinador morreu esta quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu sítio oficial a Internet.

Pub

Sousa Cintra

"É uma triste notícia que me está a dar. O Sporting Clube de Portugal e o futebol português estão de luto. O Manuel Fernandes foi um grande capitão. Não foi só o melhor capitão, mas como pessoa era um homem fora de série. O Sporting deve muito a Manuel Fernandes. Era muito amigo dele e vai viver para sempre no meu coração. As pessoas amigas nunca partem", lamentou Sousa Cintra, em declarações exclusivas a Record.

Marta Soares

Pub

"Estou muito triste, o meu Manelito... como eu carinhosamente o tratava. É um dia triste e tenho muito mágoa também porque estava há muito tempo a querer ir visitá-lo ao hospital.

O filho Tiago Fernandes

Tiago Fernandes publicou um vídeo no Instagram com várias imagens ao lado do pai, o antigo jogador Manuel Fernandes que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos.

Pub

"Perdi o meu melhor amigo", legendou o ex-jogador e agora treinador.

Santa Clara

"Obrigado, Manuel Fernandes. Parte uma figura incontornável do futebol português enquanto jogador e treinador. Pelo Santa Clara conquistou uma subida de divisão, mas, acima de tudo, o respeito e admiração de uma região. As lendas nunca morrem", lê-se numa publicação nas redes sociais.

Pub

Manuel Fernandes é uma das glórias da história do Santa Clara por ter sido o treinador responsável por levar a equipa açoriana a participar pela primeira vez no principal escalão do futebol nacional, na temporada 1999/00.

O técnico chegou a São Miguel em 1997/98, quando o clube militava na II Divisão B, tendo orientado o Santa Clara até meados da época 2000/01, altura em que saiu para o Sporting, para depois voltar ao clube açoriano (até 2002/03).

Com o emblema do Santa Clara, conquistou a II Liga e a II Divisão B.

Pub

Quando Manuel Fernandes aparecia no estádio de São Miguel nas funções de dirigente ou de treinador de um clube adversário era recorrentemente aplaudido pelos adeptos do Santa Clara.

Mais reações:

Reações à morte do ex-futebolista e glória do Sporting Manuel Fernandes, na quinta-feira, aos 73 anos:

Pub

"Obrigado eterno CAPITÃO!!" - Sebastián Coates (atual capitão do Sporting).

"O futebol português está de luto. Depois de uma dura luta contra uma doença grave nos últimos meses, Manuel Fernandes faleceu esta noite, aos 73 anos. O Sporting Clube Farense endereça as mais sentidas condolências à família e amigos" - Sporting Clube Farense

"A União de Leiria manifesta profundo pesar pelo falecimento de Manuel Fernandes, o último treinador a colocar a União de Leiria na primeira divisão (2009)" - União de Leiria.

Pub

"É com enorme pesar que o Sport Clube União Torreense tomou conhecimento do falecimento de Manuel Fernandes, figura incontornável do futebol português. À família e amigos, em particular ao Tiago Fernandes, o Torreense apresenta as mais sentidas condolências" - Torreense

"O Futebol Português está de luto! A UD Oliveirense SAD vem por este meio expressar o seu profundo pesar pela morte de Manuel Fernandes. Descansa em Paz, Manuel Fernandes!" - UD Oliveirense

"Manuel Fernandes, eterno coração de leão. O SC Braga endereça sentidas condolências à família de Manuel Fernandes e a toda a família sportinguista" - Sporting de Braga

Pub

"O CS Marítimo lamenta o falecimento de Manuel Fernandes e endereça à família e amigos as mais sentidas condolências" - Marítimo.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, a 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um 'póquer' nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar