Outra vez Campeões! Portugal bate Espanha e conquista Liga das Nações

Diogo Costa defendeu um penálti e Rúben Neves converteu o castigo seguinte garantindo o triunfo (5-3) sobre a Espanha.

Atualizado a 09 de junho de 2025 às 08:07
Portugal vence a Liga das Nações contra a Espanha Foto: Matthias Schrader/AP
Cristiano Ronaldo Foto: Matthias Schrader/AP
Portugal vs Espanha Foto: Matthias Schrader/AP
Portugal vs Espanha Foto: Martin Meissner/AP
Portugal vs Espanha Foto: Martin Meissner/ AP
Portugal vs Espanha Foto: Michael Probst/ AP
Portugal vs Espanha Foto: Michael Probst/ AP
Portugal vs Espanha Foto: Matthias Schrader/AP
Portugal vs Espanha Foto: Matthias Schrader/ AP
Portugal vs Espanha Foto: Michael Probst/ AP
Portugal vs Espanha Foto: Martin Meissner/AP

1/11

Partilhar

Portugal tornou-se este domingo o primeiro país a vencer a Liga das Nações pela segunda vez, ao derrotar a Espanha nos penáltis, por 5-3, depois de um empate a 2-2 após prolongamento, fruto de golos de Nuno Mendes e Cristiano Ronaldo.

Após um prolongamento equilibrado e com as duas equipas a pensarem nas grande penalidades, coube ao guarda-redes Diogo Costa (defendeu o penálti de Morata) e a Rúben Neves (marcou o último castigo máximo) os papéis de heróis, numa partida em que Nuno Mendes foi gigante ao marcar um golo e a anular a estrela Lamine Yamal.

Pub

Roberto Martínez fez apenas duas alterações em relação ao onze que tinha ganho à Alemanha, com a entrada de Vitinha para o lugar de Rúben Neves e de Francisco Conceição para o posto de Trincão. Manteve João Neves a lateral-direito e este sentiu algumas dificuldades para travar Nico Williams.

Mesmo assim, foi João Neves o primeiro a criar perigo, mas o seu remate saiu por cima da baliza.

A Espanha reagiu e apresentou um futebol mais fluído e objetivo. Portugal denotava dificuldades em manter a bola. Num momento de indecisão da defesa, João Neves, na tentativa de cortar a bola, coloca-a nos pés de Zubimendi (21’), que inaugurou o marcador. A reação lusa chegou por Nuno Mendes. Entrou na área espanhola e rematou cruzado para o empate. A equipa de Martínez pretendia colocar gelo no jogo até ao intervalo, mas acabou por sofrer um golo por Oyarzabal (44’).

Pub

Na etapa complementar, o primeiro sinal de perigo chegou por Bruno Fernandes, que ainda introduziu a bola na baliza, mas estava em posição irregular. Estava dado o aviso e o golo português chegou pouco depois pelo inevitável Cristiano Ronaldo. Nuno Mendes arranca, cruza, a bola desvia num defesa e CR7 oportuno remata para o fundo das redes. Portugal susteve a reação espanhola e revelou-se letal nos penáltis.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar