page view

Primeiro médico cigano com turno de 12 horas no primeiro dia no Santa Maria

Israel Paródia combate epidemia da gripe nas urgências.

09 de janeiro de 2026 às 08:41

Conhecido por ser o primeiro médico cigano, Israel Paródia, natural de Porto de Mós, começou no último domingo a trabalhar nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Aos 24 anos, o jovem médico descreveu o primeiro dia de trabalho nas redes sociais, que foi num "domingo num turno de urgência de doze horas". "Apesar do caos das urgências, que podem ser asfixiantes mesmo para os mais experientes, decidi numa pausa para beber café registar o momento com um sorriso no rosto", contou ilustrando o momento com uma fotografia junto do hospital.

“Sinto o peso de ser um exemplo”, afirmou Israel Paródia ao expressar o orgulho em ser cigano. Decidiu ser médico aos quatro anos, quando perguntou ao pai sobre qual era a profissão mais nobre do mundo e o pai lhe responde: "médico". Tirou o curso na NOVA Medical School (Faculdade de Ciências Médicas), em Lisboa, e é assistente pré-graduado de anatomia e neurociências.

Aceitou a profissão como desafio e recordou o tempo em que estudava 16 horas por dia.  Entra no hospital com um sorriso e explica: "apesar de assistir na linha da frente à vulnerabilidade e sofrimento humanos, sinto-me grato e um privilegiado por me ter sido entregue esta grande responsabilidade de poder ser luz naquele que é muitas vezes o momento mais sombrio da vida dos doentes e familiares".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8