Vieira impõe joias da águia
Presidente quer jogadores da equipa B no plantel principal.
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, quer rejuvenescer o plantel já a partir da próxima época, com a integração de jovens com provas dadas na equipa B e, nalguns casos, com alguns jogos pela equipa principal.
O atual plantel dos encarnados é dos mais velhos da Liga, com uma média de 26,6 anos, que só não é mais elevada porque contabiliza jogadores da formação, como é o caso de Gonçalo Guedes (18 anos) e Jonathan Rodríguez (21 anos).
Entre os titulares absolutos, apenas Nico Gaitán (27 anos) e Salvio (24 anos) podem ser vendidos por valores que correspondem ao nível daquilo que tem sido a média do valor das transferências de jogadores dos encarnados para outros clubes europeus (entre 25 e 30 milhões de euros). Samaris (25 anos) tem vindo a crescer, mas com apenas um ano de aprendizagem na Luz ainda não atingiu esses patamares.
De resto, os jogadores mais apetecíveis, como Jonas (31 anos), Lima (32 anos) e Luisão (34 anos), já não representam grandes encaixes financeiros, justamente devido à idade avançada.
As últimas vendas significativas têm sido protagonizadas por jovens oriundos da equipa B, como é o caso de André Gomes (Valência, 15 milhões de euros) e Bernardo Silva (Mónaco, 15 milhões de euros), jogador que na Luz, para a Liga, nunca jogou pela equipa principal.
O lateral-direito João Cancelo é outro jogador que poderá render muitos milhões ao clube encarnado. É precisamente a pensar na galinha dos ovos de ouro que tem sido a formação que Vieira entende ser necessário injetar sangue novo na equipa bicampeã nacional. Entre eles, o avançado Gonçalo Guedes e o médio João Teixeira. Esta política é, aliás, a grande exigência que o presidente das águias faz a Jorge Jesus, agora que se fala na renovação do treinador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt