page view

Artigo exclusivo

Cristiano Ronaldo inconformado e nervoso com teste positivo à Covid-19

Sem sintomas, CR7 exigiu vários testes para ter a certeza que contraiu o novo coronavírus.

14 de outubro de 2020 às 01:30
Cristiano Ronaldo inconformado e nervoso com teste positivo à Covid-19

Assintomático, o craque da Juventus reagiu com algum ceticismo ao resultado positivo e não se conforma com o diagnóstico. Esta terça-feira, já tinha realizado um segundo teste, inconclusivo, e quis ainda fazer um terceiro, cujo resultado aguardava. “Ele quer repetir o teste. Disse que é impossível ter o vírus, porque não sente nada”, disse ao CM a irmã do futebolista, Elma Aveiro, demonstrando a ansiedade de CR7 em relação ao assunto.

Esta terça-feira, até ao fecho da edição, o craque mantinha-se no seu quarto do centro de estágios. Durante a tarde, assistiu, da varanda, ao treino de preparação que os colegas fizeram para o jogo desta quarta-feira, às 19h45, com a Suécia, a contar para o grupo 3 da Liga das Nações. Em imagens captadas em exclusivo pelo CM e CMTV, acenou aos colegas, mas não escondeu o ar apreensivo, ao apoiar os braços e a cabeça no parapeito, cabisbaixo. Foi o primeiro dia de um isolamento que só irá terminar quando Ronaldo testar negativo ao vírus.

Agora, a preocupação centra-se nos colegas da Seleção, com quem Ronaldo conviveu – e que esta etrça-feira tinham todos testado negativo. No dia anterior, o jogador tinha partilhado uma fotografia com o grupo à mesa de jantar, onde estavam mais de 20 pessoas. Todos sem máscara e sem manter a distância de segurança recomendada. Na imagem, Ronaldo surge bem junto a Pepe e a outros craques, horas antes de saber a notícia que lhe está a causar grande apreensão.

Entre a Seleção, CR7 é o terceiro a testar positivo e junta-se a José Fonte e Anthony Lopes, que na semana passada foram afastados do estágio, depois de terem contraído o vírus. De lá para cá, todos os cuidados foram mantidos e o capitão da Seleção testou quase diariamente. O CM sabe que, apesar de já ter passado uma semana desde que esteve com Georgina Rodríguez e os filhos, o craque está preocupado com a saúde da família e pediu para que fossem realizados exames à Covid-19.

pormenores

Três casos

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador da Seleção a testar positivo para a Covid durante o estágio da equipa das Quinas. Primeiro foi José Fontes, a 6 de outubro, depois o guarda-redes Anthony Lopes (dia 9) e etsa terça-feira o capitão CR7.

Novos testes

Na sequência do teste positivo a Ronaldo, toda a equipa técnica e jogadores concentrados na Cidade do Futebol realizaram novos testes esta terça-feira de manhã. Segundo a Federação, todos deram negativo.

Juventus

No início da pandemia na Europa, em março, foram três os jogadores da Juventus, onde atua Ronaldo, que testaram positivo: Dybala, Rugani e Matuidi.

Notificação

Ronaldo terá desrespeitado as regras de isolamento sanitário em Itália, tendo as autoridades sanitárias notificado a Justiça dessa situação. Terá deixado Turim sem conhecer os resultados de um teste à Covid-19, a que os jogadores do campeão italiano estavam obrigados.

Nove testes

Durante as suas semanas de estágio que leva a Seleção Nacional, Ronaldo realizou seis testes, tendo todos dado negativo. O sétimo deu positivo. Fez mais dois. Um deu inconclusivo, do outro aguarda resposta.

Georgina sofre à distância

Em Itália, Georgina Rodríguez sofre à distância com a saúde do namorado. Ontem, mostrou que se mantém em permanente contacto ao divulgar um frame da videochamada feita com CR7. “És a minha inspiração”, escreveu na legenda da imagem.

Futebolista da Juventus cancela encontro desta terça-feira com a mãe Dolores Aveiro

Dolores Aveiro, que nos últimos meses tem estado mais resguardada na Madeira, viajou até Lisboa para se encontrar com a filha Katia [que vive no Brasil, mas que está de visita a Portugal] e esta terça-feira iria finalmente poder matar saudades do filho, mas o encontro acabou por ser cancelado devido ao teste positivo de CR7. Recorde-se que a mãe do jogador, de 65 anos, pertence ao grupo de risco devido aos seus antecedentes de saúde.

No início do ano, a matriarca do clã Aveiro esteve internada após sofrer um AVC, do qual se encontra a recuperar. Nos últimos anos, Dolores ultrapassou ainda dois cancros na mama.

Craque recebe onda de apoio da família e dos colegas

Após o teste positivo de Cristiano Ronaldo, as mensagens de apoio ao craque multiplicaram-se nas redes sociais. Preocupada, a mãe não escondeu a angústia, numa mensagem em que enalteceu a coragem do filho perante mais uma batalha. “Deus dá grandes batalhas a grandes guerreiros. É mais uma que vais vencer, filho”, escreveu Dolores. Também Elma Aveiro partilhou uma mensagem de força ao irmão, assim como a irmã mais nova, Katia, que se apoia na fé em Deus para superar este momento.

O CM sabe ainda que, ao longo desta terça-feira, o telemóvel de Cristiano Ronaldo não parou de tocar, com chamadas e mensagens de preocupação e que os colegas da Seleção têm sido incansáveis no apoio.

No entanto, entre o grupo ninguém esconde a preocupação com mais um caso de Covid-19 na Seleção e, apesar de esta terça-feira todos os jogadores e equipa técnica terem testado negativo ao vírus, os craques temem que mais casos possam aparecer ao longo dos próximos dias. Isto porque, além dos treinos, os jogadores, que estão em estágio há mais de uma semana, convivem de muito perto em várias ocasiões, como foi o caso do jantar da véspera, e cuja imagem foi partilhada por Cristiano Ronaldo. Na mesma mesa, surgem mais de 20 jogadores sem máscara nem o distanciamento social recomendado. Uma imagem que está a merecer várias críticas.

"Pode ter sintomas mais tarde": Ricardo Mexia, Médico de Saúde Pública, sobre CR7

– Ronaldo está assintomático, mas poderá vir a desenvolver sintomas?

– Sim. A infeção é recente. Tanto quanto sabemos os jogadores fazem testes de rotina e há dois ou três dias ele não estava infetado.

– Terá de ter dois testes negativos para estar curado?

– Há um protocolo específico para os jogadores. Dois testes negativos são obrigatórios para quem tenha estado internado. Para os outros, basta um.

– Os jogadores que estiveram perto do Ronaldo no jantar deviam isolar-se?

– Depende do protocolo. Já houve casos de jogadores que estiveram doentes, abandonaram a seleção, mas os outros continuaram. Julgo que o protocolo que tem essa abordagem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8